Graus ou grau: Qual a maneira correta de escrever?

Graus ou grau: quando utilizar cada um destes termos? - Você certamente já está acostumado com termos como graus Celsius e graus centígrados. É muito simples e certeiro utilizar expressões como: “Ontem fez 30 graus Celsius”. Ninguém erraria em passar o termo para o singular e dizer “30 grau”.

Veja também:



Entretanto, existem casos em que a utilização desta palavra não é tão simples assim e pode levar você a cometer erros clássicos da língua portuguesa. É claro que no Brasil, são poucas as regiões com temperatura abaixo de zero, mas digamos que hoje, o termômetro de sua geladeira está marcando zero. Como você falaria? Zero graus ou zero grau?

Evite confusão e saiba quando utilizar graus ou grau.


Graus ou grau? 


Neste artigo você aprenderá a utilização correta dos termos graus e grau, entendendo quando utilizar cada um deles. Através de exemplos práticos e exercícios, você irá fixar este conteúdo, de forma a não errar mais, seja em provas da escola, de concursos, vestibular e até mesmo no dia-a-dia. Vamos a partir de agora tirar as suas dúvidas sobre este assunto.

Graus

Quando usarmos qualquer número que não seja 0 ou 1 acompanhado do termo grau, precisamos passar ele para sua forma plural. Veja os exemplos abaixo:

  • Ontem fez 30 graus;
  • Rio 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos;
  • No Rio Grande do Sul está fazendo apenas 2 graus.

Grau

Utilizar a expressão no plural é muito fácil e não existe forma de cometer qualquer erro. Muitas pessoas fazem confusão quando utilizamos o zero, juntamente com o termo grau ou graus. Devemos utilizar grau ou graus Celsius?

Graus ou grau

Como você já estudou o plural, sabe muito bem que ele é um termo da gramática que indica uma quantidade maior que um. Então, não existe possibilidade de utilizar o termo zero graus. Zero, um e até mesmo os seus decimais devem vir acompanhados pela expressão no singular.

Falamos que o zero, um e seus decimais precisam vir acompanhados de singular. Então não faça confusão: ao utilizar 0.8, 1.7, 1.3 ou qualquer outro decimal, a concordância deverá ocorrer sempre com o número que vem antes da vírgula. Veja alguns exemplos:

  • Neste inverno, algumas regiões do Brasil marcaram zero grau;
  • Na serra gaúcha os termômetros marcavam 1 grau abaixo de zero;
  • 1,7 grau, era o que estava marcando a temperatura ontem.

Exercício: marque a alternativa incorreta.

(a) Ele se agasalhou, pois lá fazia zero grau.
(b) Não nevou, mas estava um grau abaixo de zero.
(c) Estava 0,8 graus na minha cidade.
(d) Na praia estava agradável, pois fazia 30 graus.

Resolução: a alternativa incorreta é a letra C, pois como vimos anteriormente, a expressão precisa concordar com o número que vem antes da casa decimal.

O certo é graus ou grau?


Ambas estão corretas. Este termo é muito simples e não tem como errar. Eles simplesmente estão na forma singular e plural. A única confusão possível de ocorrer é como se fala zero grau ou zero graus e você já esclareceu esta dúvida. Agora pratique essas expressões em seus textos e não erre nunca mais.
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.