Prefiro “do que” ou prefiro “a”, qual a forma correta?

Prefiro “do que” ou prefiro “a” - Descubra a regência correta do verbo preferir.

A regência do verbo preferir causa algumas dúvidas. Afinal, não é difícil encontrar frases utilizando o “do que” ou “a” e isso causa diversas dúvidas quanto a sua forma correta.


Quem nunca foi escrever algo com o verbo preferir e ficou se perguntando qual sua regência correta “do que” ou ”a”? Apesar de a regência verbal ser estudada nas escolas muita das regras vistas são praticamente esquecidas ou nunca aprendidas. É por falta desse conhecimento que frequentemente encontram-se frases com as duas formas, o que gera muita dúvida.


Prefiro “do que” ou prefiro “a”


O verbo preferir somente aceita a preposição “a” e não a expressão comparativa “do que”.

Prefiro “do que” ou prefiro “a”, qual a forma correta

Para ficar mais fácil de identificar isso basta fazer o seguinte: o verbo necessita do “mais”ou“menos”? Então o “do que” é admitido. Se ele não admitir essas expressões é porque a expressão comparativa não é aceita. É justamente essa rejeição que acontece com esse verbo.

Por exemplo, na frase “prefiro mais caminhar do que correr” está errado, vamos entender o porquê?

Primeiramente, o verbo preferir é transitivo direto e indireto que significa gostar mais de algo em relação à outra. Como seu significado já contem a expressão “mais” ele não aceita sua utilização numa frase. Ou seja, a expressão ‘mais’ não pode estar presente no exemplo citado acima.

Como se não bastasse esse verbo também é transitivo direto e indireto cuja regência admite apenas a preposição “a”. É por essa razão que a forma correta do exemplo citado é “Prefiro caminhar a correr”.


Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.