Crescerem juntos ou crescer juntos?

Crescerem juntos ou crescer juntos? Saiba qual das formas está correta e quando utilizá-la!

Os verbos da língua portuguesa possuem peculiaridades que muitas vezes nos escapam.É o que acontece com o verbo crescer, que, por ser intransitivo, não pede complemento.

Mas isso não quer dizer que um verbo intransitivo não possa aparecer ao lado de um complemento; isso acontece bastante. O caso é que não haverá uma relação de dependência porque o complemento de um verbo intransitivo será uma característica atribuída ao sujeito da frase ou uma informação adicional ao verbo (como um advérbio de modo, por exemplo).




Por exemplo, na fraseO menino de Maria cresceu feliz; o termo feliz não está vinculado ao verbo crescer, mas ao sujeito (menino de Maria).


O verbo crescer e as flexões verbais 

As flexões verbais são classificadas de acordo com:

Modo: indicativo (ação é uma certeza), subjuntivo (a ação é uma possibilidade) e imperativo (a ação é uma ordem a outro);
Tempo: presente, pretérito e futuro;
Pessoa: primeira (eu/nós), segunda (tu/vós), terceira (ele/eles);
Número: singular e plural;
Voz: ativa (o sujeito comete a ação), passiva (o sujeito sofre a ação) e reflexiva (o sujeito comete e sofre a ação).

Tanto a flexão de pessoa como a flexão de número irão indicar se o verbo está se referindo a somente uma pessoa (singular/eu, tu ou ele) ou a mais de uma (plural/nós, vós ou eles).

Crescerem juntos ou crescer juntos

Na expressão “crescer juntos”, entendemos que o verbo crescer pode pertencer ao tempo futuro do modo subjuntivo na primeira ou terceira pessoa do singular: “quando eu crescer” / “quando ele crescer”. 

Como esta forma do verbo crescer só compreende duas conjugações no singular, “crescer juntos” não está correto porque “juntos” é um termo que esta flexionado no plural.  O correto, portanto, seria “crescer junto”.

Já a expressão “crescerem juntos”, corresponde à conjugação do verbo crescer no tempo futuro do modo subjuntivo, na terceira pessoa do plural: “quando eles/elas crescerem”. Portando, a forma “crescerem juntos” está correta, desde que ela esteja se referindo a mais de uma pessoa, com o verbo crescer sinalizando uma possibilidade de ação.

Saiba mais:


O plural nas palavras: “junto”/“juntos”

O plural nas palavras diz respeito à flexão de número (singular e plural). Nos substantivos, a flexão para o plural segue diversas regras específicas, de acordo com a terminação das últimas letras. 

Por exemplo: substantivos que terminam com a letra “m” devem ser acrescidos de “ns” no final da palavra e retirado o “m” (bagagem/bagagens).

No caso dos adjetivos, no entanto, a flexão precisa respeitar a concordância com o sujeito da frase.
Assim, o termo “junto” irá apresentar flexão, mas somente quando for um adjetivo. Nesse caso, ele pode manifestar flexão de número (singular/plural) e também de gênero (masculino/feminino).

Exemplos:
Mariana e Joaquina estudam juntas;
Nós dois moramos juntos; e, finalmente;
Quando (eles) crescerem juntos, poderão entender o que aconteceu.

Portanto, vemos que “crescerjuntos” é uma expressão incorreta (o correto seria “crescer junto”), mas “crescerem juntos” é uma expressão correta.

Caso queira estudar mais a língua portuguesa, clique neste link

Este artigo abordou o tema “crescerem juntos ou crescer juntos”, espero que tenha tirado a sua dúvida. Não esqueça de deixar sua opinião no comentário.

Clique no banner abaixo e se inscreva para um Aulão Online de Português!👇
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.