Como fazer um TCC, o que é, estrutura

Como fazer um TCC - Um TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, é um trabalho em que o estudante deve provar a sua capacidade em desenvolver um tema acerca da área que escolheu para realizar a graduação.

Logo, é uma exigência do curso, de modo que o estudante seja aprovado ou reprovado para a obtenção de título de graduado. O TCC também é conhecido como uma monografia, uma vez que indica que o aluno deve desenvolver um tema único e dissertar sobre.

Veja também:

Como fazer um TCC

Há instituições que pedem um artigo científico, outras um estudo de caso. Portanto, varia muito de universidade para universidade e de curso para curso.

O TCC serve para mostrar que algo foi aprendido após anos acumulados de estudos. É nesse momento que você mostra a sua capacidade por completo em relação a sua área e sua carreira escolhida. É como se fosse o desafio final!

Estrutura do TCC

O TCC, como a monografia, é dividido em três blocos: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

 Pré-textuais:

  • Obrigatório: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário; 
  • Opcional: dedicatória, agradecimentos, epígrafe, lista de figuras e quadros;


Textuais:

  • Introdução; 
  • Desenvolvimento; 
  • Conclusão;

Pós-textuais: 

  • Obrigatório: referências bibliográficas;
  • Opcional: apêndice, anexo;

Como fazer?

Tanto os elementos pré-textuais quanto os elementos pós-textuais são baseados em modelos. O que muitas pessoas “sofrem” é acerca de como fazer os elementos textuais propriamente dito.

Como fazer um TCC, o que é, estrutura

Introdução 

Compreenda que na introdução é vital que você explique o seu tema e delimite-o. Não tente abraçar o mundo ou tentar abranger muitos aspectos. Afinal, você está escrevendo um TCC e não um livro. Apresente como será organizado o seu TCC, o que terá em cada capítulo, quais teóricos você utilizará e qual será o método empregado, se será bibliográfico, teórico-argumentativo.

Além disso, é importante que você estabeleça hipóteses, de modo a levantar hipóteses sobre a relevância do seu trabalho para a comunidade acadêmica e para a sua área. Não se esqueça de criar objetivos coerentes para serem desenvolvidos e alcançados durante o TCC.


Desenvolvimento

Já no desenvolvimento você terá de argumentar e aliar a teoria e a prática ao citar teóricos e pesquisas relacionadas a sua área. Guie o leitor e deixa implícita a sua ideia ou sua opinião. O conteúdo deverá ser relevante, instigante e interessante.

Então, pesquise muito e estabeleça uma organização. Afinal, o que quer dizer em cada capítulo? Lembre-se de fazer citações corretas e não copie e cole algo sem a devida referência.


Conclusão

E na conclusão é o momento em que você retomará o que foi dito de forma breve e apresentará quais foram os resultados obtidos, se todos os objetivos foram alcançados, complementando a justificativa da relevância para o seu trabalho. Faça com que a conclusão seja o fechamento do seu TCC.

Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.