$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer um TCC, o que é, estrutura

COMPARTILHE:

Como fazer um TCC - TCC não é bicho de sete cabeças. Saiba aqui tudo que é necessário para você fazer um TCC de sucesso. Confira mais informações no link acima☝

Como fazer um TCC - Um TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, é um trabalho em que o estudante deve provar a sua capacidade em desenvolver um tema acerca da área que escolheu para realizar a graduação.

Logo, é uma exigência do curso, de modo que o estudante seja aprovado ou reprovado para a obtenção de título de graduado. O TCC também é conhecido como uma monografia, uma vez que indica que o aluno deve desenvolver um tema único e dissertar sobre.

Veja também:

Como fazer um TCC

Há instituições que pedem um artigo científico, outras um estudo de caso. Portanto, varia muito de universidade para universidade e de curso para curso.

O TCC serve para mostrar que algo foi aprendido após anos acumulados de estudos. É nesse momento que você mostra a sua capacidade por completo em relação a sua área e sua carreira escolhida. É como se fosse o desafio final!

Estrutura do TCC

O TCC, como a monografia, é dividido em três blocos: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

 Pré-textuais:

  • Obrigatório: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário; 
  • Opcional: dedicatória, agradecimentos, epígrafe, lista de figuras e quadros;


Textuais:

  • Introdução; 
  • Desenvolvimento; 
  • Conclusão;

Pós-textuais: 

  • Obrigatório: referências bibliográficas;
  • Opcional: apêndice, anexo;

Como fazer?

Tanto os elementos pré-textuais quanto os elementos pós-textuais são baseados em modelos. O que muitas pessoas “sofrem” é acerca de como fazer os elementos textuais propriamente dito.

Introdução 

Compreenda que na introdução é vital que você explique o seu tema e delimite-o. Não tente abraçar o mundo ou tentar abranger muitos aspectos. Afinal, você está escrevendo um TCC e não um livro. Apresente como será organizado o seu TCC, o que terá em cada capítulo, quais teóricos você utilizará e qual será o método empregado, se será bibliográfico, teórico-argumentativo.

Além disso, é importante que você estabeleça hipóteses, de modo a levantar hipóteses sobre a relevância do seu trabalho para a comunidade acadêmica e para a sua área. Não se esqueça de criar objetivos coerentes para serem desenvolvidos e alcançados durante o TCC.

👉Como fazer um TCC do ZERO

Desenvolvimento

Já no desenvolvimento você terá de argumentar e aliar a teoria e a prática ao citar teóricos e pesquisas relacionadas a sua área. Guie o leitor e deixa implícita a sua ideia ou sua opinião. O conteúdo deverá ser relevante, instigante e interessante.

Então, pesquise muito e estabeleça uma organização. Afinal, o que quer dizer em cada capítulo? Lembre-se de fazer citações corretas e não copie e cole algo sem a devida referência.


Conclusão

E na conclusão é o momento em que você retomará o que foi dito de forma breve e apresentará quais foram os resultados obtidos, se todos os objetivos foram alcançados, complementando a justificativa da relevância para o seu trabalho. Faça com que a conclusão seja o fechamento do seu TCC.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer um TCC, o que é, estrutura
Como fazer um TCC, o que é, estrutura
Como fazer um TCC - TCC não é bicho de sete cabeças. Saiba aqui tudo que é necessário para você fazer um TCC de sucesso. Confira mais informações no link acima☝
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjalHoIh_ODmc8zLz8mEvltjofpYgMWQBBatN5YIHqT7z6FuJvOtPke-iM3SwUoMMvQ__I0MZwwJW1f8ueMVo4LOMDpeOwNcFtLUytoDY2DRj2BkZDKwMIDw80Z2zFpKmG23YAf_DAeHPo/s1600/como-fazer-TCC-do-zero-o-que-e-estrutura.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjalHoIh_ODmc8zLz8mEvltjofpYgMWQBBatN5YIHqT7z6FuJvOtPke-iM3SwUoMMvQ__I0MZwwJW1f8ueMVo4LOMDpeOwNcFtLUytoDY2DRj2BkZDKwMIDw80Z2zFpKmG23YAf_DAeHPo/s72-c/como-fazer-TCC-do-zero-o-que-e-estrutura.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/06/como-fazer-um-tcc-o-que-e-estrutura.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/06/como-fazer-um-tcc-o-que-e-estrutura.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar