Como escrever um livro

Como escrever um livro - Muitos comentam da dificuldade de sentar para escrever um livro, afinal, organizar os pensamentos não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente se o autor tem muitas atividades para fazer além desta.

Para outros, escrever um livro é como se fosse uma fuga da realidade, um escape em que se pode guiar a história do jeito que quiser, sem se importar com as consequências.

Você sabe escrever um livro?

Todos são capazes de escrever um livro. Entretanto, enquanto uns tem mais facilidade, outros demorarão anos para terminar sua história. E não tem problema. Independentemente de quanto demore, a história deve ter coerência.

Se está pensando em escrever um livro e não sabe por onde começar, siga as dicas abaixo. Quem sabe você não estará mais preparado para criar uma nova jornada de algum personagem?

Leia também:
Erros mais comuns na Redação
Como fazer uma dissertação 

1. Responda às questões

O primeiro passo para escrever um livro é desenvolver uma história, claro. Porém, é preciso mais que isso. Responda às questões abaixo e conduza uma linha de raciocínio para a sua história:
  • Qual é o tema da história? 
  •  Qual é o seu público? 
  • Será um livro só ou não? 
  • Você será apenas o narrador? 
  •  Como será a linguagem (de acordo com o seu público)? 
  • Você tem pressa para termina-lo?
Alguns podem estar se perguntando se essas perguntas fazem sentido. Mas, repare: a partir do momento em que você escrever um livro, é necessário ter, mesmo que inconscientemente, um mapa mental da história, sabendo onde quer chegar, para quem será destinada a obra e como você será representado nela.

2. Organize as informações

Respondidas as questões, mesmo que mentalmente ou em um rascunho, vá para o segundo passo: organize as informações sobre o seu livro. Nesse momento, é recomendado que você faça um arquivo a parte contendo informações sobre os personagens, seus anseios, seus medos, suas personalidades, seus segredos, a importância de cada um para a história.

Como escrever um livro

Além disso, defina qual é o seu espaço narrativo. Se for uma cidade, descreva-a, delimite o que tem em volta, o que pode ou não fazer lá sem quebrar nenhuma lei, como são os moradores. O mesmo vale para o tempo: onde se passa? Que ano?

Dessa forma, você poderá voltar a essas informações quando precisar, construindo, assim, uma história coerente, concisa. Aliás, com essa organização você conhecerá melhor tudo que em envolve seu livro, o que lhe dará mais liberdade para criar reviravoltas.

Observação: uma sugestão valiosa é fazer um documento a parte contendo as informações de cada capítulo ou pelo menos faça um guia de como sua história se desenvolverá e como será o final. Com isso, você poderá desenvolver a história conforme o seu objetivo.

3. Inspire-se e esforce-se

Uma das perguntas lá em cima é sobre ter pressa ou não para escrever uma história. Primeiramente compreenda que uma história deve surgir de uma inspiração, de uma vontade de expor ao mundo personagens intrigantes ou de desabafar sobre um ponto de vista.

Portanto, escreva quando estiver inspirado, quando quiser escrever, quando sentir vontade de adicionar algo a história.

Todavia, fique atento: é preciso uma pitada de esforço. Então, mesmo quando não estiver com desejo de escrever, releia a história. Faça um combinado consigo mesmo de escrever uma página por dia, por exemplo.

Assim, a história avança e você fica mais perto de termina-la! Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a escrever um livro! Comece hoje mesmo!
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.