Como escrever um artigo acadêmico

Como escrever um artigo acadêmico - Quando se está na faculdade ou cursando um curo extra, é normal que os professores peçam artigos acadêmicos para atestar seu ponto de vista, pesquisar sobre um assunto e até expor uma defesa sobre algo.

Escrever um artigo acadêmico pode ser complexo de início, entretanto, quando se pratica, a tarefa torna-se prazerosa.

Um TCC, por exemplo, é um artigo acadêmico mais extenso, se for pensar. O mesmo vale para uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado ou até mesmo um artigo científico sobre algum tema variado.

Se está querendo saber como escrever um artigo acadêmico, veio ao lugar certo. Veja logo abaixo algumas dicas essenciais para você desenvolver um tema com autoridade em padrões formais!

👉Como fazer uma Dissertação

Escolha seu grão de areia

Em primeiro lugar entenda que um artigo acadêmico deve ser objetivo, portanto, não tente abraçar o mundo e falar sobre tudo que envolve o planeta Terra. A dica aqui é você definir um tema pensando em um grão de areia. Dessa forma, você não irá fugir da sua premissa.

Por exemplo: vamos falar de preconceito. Esse seria o tema. Agora falta afunila-lo:

• Preconceito do que? Em relação à religião.
• Qual religião? Judaica.
• Onde você observará esse preconceito? No cinema.
• Em qual filme? O Pianista.
• Quantas cenas? 3.
• Qual é o objetivo? Afirmar que preconceito é de ordem histórica, mas que pode ser desconstruído por completo.

Percebeu como o tema tornou-se um grão de areia? Com essa definição montada, você também tem o seu objeto de pesquisa (o filme escolhido). O segundo passo é:

Pesquise seus teóricos

Quem fala sobre preconceito? Qual teoria você irá utilizar? Para isso, vale muito a pena pesquisar por livros e autores que expressam sobre o assunto ou até pessoas que já fizeram análises sobre o filme diante de uma outra perspectiva – acredite, isso irá enriquecer seu ponto de vista

O Google Acadêmico, por exemplo, reúne diversos artigos científicos e acadêmicos para você ler e reler.

Como escrever um artigo acadêmico


A partir do momento que você gostar de alguma citação embasada em teoria, separe imediatamente seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), se estiver produzindo um artigo no Brasil. Essas normas estabelecem certas regras em relação a citações, bibliografia.

E como estamos falando de pesquisa, não acesse e muito menos confie em sites que não passam nenhuma credibilidade, como o Wikipédia. Procure artigos, livros sobre o assunto, até documentários podem ser utilizados de forma fantástica!

Estruture seu artigo acadêmico 

Para escrever um artigo acadêmico é preciso saber a estruturação de como seu texto deverá ser desenvolvido. As partes que devem conter são:

  1. Introdução 
  2. Material e Métodos 
  3. Resultados 
  4. Discussão 
  5. Conclusão 

Para efeito de melhor entendimento, vamos continuar com o nosso exemplo.

Na introdução, iremos expor o tema do preconceito, introduzindo o que pretendemos fazer, o nosso objetivo. Para isso, devemos contextualizar o leitor. A metodologia, por exemplo, não pode ser em base com comparações, porque há apenas um filme.

Pode ser argumentativa, crítica e bibliográfica, acima de tudo. Isso quer dizer que seus argumentos irão se basear em teóricos conceituados sobre o tema, o que lhe dá autoridade para falar sobre isso. Nos resultados você deverá expor o que encontrou no filme.

Realmente o preconceito existiu por conta do nazismo? Ou já havia algum preconceito antes? Claro que, para isso, você deverá pesquisar muito sobre o seu tema e não apenas concluir com o que viu no filme. Por isso que os teóricos são tão valiosos!

Na Discussão você pode comentar, seguindo os pensamentos dos teóricos, sobre os pontos assinalados, voltando a cenas, citando falas e teorias para que guie o leitor para uma conclusão.

E no fim, você fechará o seu tema, sendo objetivo e claro, propondo uma hipótese, uma solução, algo que faça o leitor refletir. Já sabe como escrever um artigo acadêmico?
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.