$hide=page

Cursos de Português Online

10 Principais erros de português do dia a dia

COMPARTILHE:

Conheça os 10 Principais erros de português do dia a dia, aproveite para corrigir e escrever corretamente. Confira mais clicando aqui!

Conheça os 10 Principais erros de português do dia a dia. No dia a dia corrido de muitos brasileiros, nem sempre a língua portuguesa é respeitada por completo, principalmente na língua falada.

Se ainda não reparou, perceba que muitas palavras são ditas de forma equivocada e tem até outras que são neologismos, que não existem na língua portuguesa e são emprestadas de outros idiomas.

Hoje, o post possa lhe ajudar. Afinal, você saber os principais erros de português do dia a dia?

10 Principais erros de português do dia a dia
Imagem: freepik.com

10 Principais erros de português do dia a dia

Muitos podem achar estranho, mas há certas construções tão tradicionais que quando você pesquisa ou aprende, acha que tudo não se passa de uma ilusão ou um mal-entendido. Por exemplo:

1) Verbo haver

Observe a construção abaixo:
Haviam muitos animais soltos.
Pode ser que, em primeira instância, você tende a pensar que não há nada de errado na oração, entretanto, aprenda a regra básica do verbo haver: se estiver expressando a ideia de “existir”, a conjugação é invariável, isto é, deve-se manter no singular!

Logo:
Havia muitos animais soltos.

2) Verbo concordando com o sujeito

Observe a construção abaixo:
Vende-se apartamentos no centro da cidade. Favor, entrar em contato.
O que há de errado? Regra clássica da língua portuguesa: o verbo deve concordar com o sujeito e vice-versa. Então, se o sujeito estiver no plural, o verbo deve estar no plural. Portanto:
Vendem-se apartamentos no centro da cidade...
Isso vale para todos os verbos, principalmente “alugar”, “fazer”.

3) Redundância de há e atrás

O verbo haver também indica o passado – além de expressar a ideia de existir, como já comentamos –, e o vocábulo “atrás” também diz respeito a uma ação que ocorreu no passado. Usar ambas as palavras na mesma frase é redundante.
Há cinco anos atrás = ERRADO;
A cinco anos atrás = CERTO;
Há cinco anos = CERTO;

4) Mais redundâncias

Não se pode deixar de citar outros casos de redundância que muitos falantes da língua portuguesa comentem com muita naturalidade e certa dose de inconsciência. Veja:
Vamos subir para cima?
Vamos sair fora daqui?
Vamos descer pra baixo?
Vamos entrar dentro?
Em todos os casos as orações estão redundantes, uma vez que está reafirmando a ação do verbo. Se você irá subir, só pode ser para cima, entende? Portanto, ao usar essas expressões, deve escolher apenas uma, como “Vamos subir”, “Vamos ir para fora”, “Vamos descer”, “Vamos ir para dentro”.

5) Uso de pronome depois da preposição

Qual oração você acha que está certa?
Vai ficar tudo ótimo entre eu e você.
Vai ficar tudo ótimo entre mim e você.
É provável que escolheria a primeira alternativa. Entretanto, após uma preposição, deve-se utilizar o pronome oblíquo tônico, como “mim”. Porém, o que você não sabe é que essa regra está caindo em desuso. Portanto, pode ser utilizada ambas as possibilidades!

Mas, já que estamos falando de pronome oblíquo, está certa a construção “para mim fazer”? Não. Quem faz, faz alguma coisa. O pronome “mim” está relacionado com o objeto, enquanto o pronome reto atua como um sujeito da oração. Logo, quem faz é o sujeito, é “eu”, “ele”, “nós”. Então, deve-se dizer “para eu fazer”.

6) Seje e esteje

É possível sim que novas palavras sejam criadas em idiomas, afinal, a língua sempre está evoluindo. Todavia, criar construções baseadas em verbos não é uma boa ideia, independentemente se soa ou não bem. Por exemplo: “que você esteje animado para o fim de semana”.

Não existe “esteje” e sim “esteja”. Soa melhor o “esteje”, entretanto, não é possível essa conjugação do verbo estar. O mesmo vale para “que você seje feliz”. O correto é “que você seja feliz”.

7) Menas!

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido alguém falar “menas”, ou até mesmo você pode ter cometido esse erro tão comum. O vocábulo “menos” é invariável e não tem derivação feminina. Logo, “menas” não existe, apenas “menos”:
Hoje tem menos crianças aqui na escola.

8) Gramas

A palavra “grama” pode indicar dois significados:

A grama, isto é, aquela plantação verde, ou "O grama", que é a unidade de medida. Portanto, a construção “Por favor, quero trezentas gramas de mozarela” está errado! Deve-se manter no masculino o numeral:
Por favor, quero trezentos gramas de muçarela.

9) Obrigado, obrigada

Talvez não seja um erro tão comum, porém, é importante deixar claro que: deve-se usar “obrigado” quando se é homem, e “obrigada” quando se é mulher.

10) Mesmo!

Nos textos é possível reparar que muitas pessoas usam “mesmo” para referenciar um pronome pessoal, como: “Brinquei com o cachorro e o mesmo quase me mordeu”. O “mesmo” não pode ser utilizado como pronome!! Então, substitua por outros!!

E aí, já sabe identificar os principais erros de português do dia a dia?

Conhece outros? Deixe nos comentários.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: 10 Principais erros de português do dia a dia
10 Principais erros de português do dia a dia
Conheça os 10 Principais erros de português do dia a dia, aproveite para corrigir e escrever corretamente. Confira mais clicando aqui!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk80DlWWmoVDpJB8QO7zYewrOIDTEWrfXRLBqr2j0Xlzs7lVTffX-Jqn49IYNT3oGZEPR5qD7n10dk6IhQ40RyymNRYMyqLdBiqEV-v1QbPmR_RaFhtI_cb7QsMWRx3WVi3pPGG3cM6Bc/s1600/10-principais-erros-de-portugues-do-dia-a-dia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk80DlWWmoVDpJB8QO7zYewrOIDTEWrfXRLBqr2j0Xlzs7lVTffX-Jqn49IYNT3oGZEPR5qD7n10dk6IhQ40RyymNRYMyqLdBiqEV-v1QbPmR_RaFhtI_cb7QsMWRx3WVi3pPGG3cM6Bc/s72-c/10-principais-erros-de-portugues-do-dia-a-dia.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/06/10-principais-erros-de-portugues-do-dia-a-dia.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/06/10-principais-erros-de-portugues-do-dia-a-dia.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar