$hide=page

Cursos de Português Online

Quais os erros mais comuns na redação?

COMPARTILHE:

Quais os erros mais comuns na redação? Tire as suas dúvidas na hora de fazer uma boa redação. Acesse e veja as dicas de redação!

Quais os erros mais comuns na redação? A redação é um dos tópicos mais importantes nos vestibulares de todo o Brasil. O ENEM, por exemplo, é um dos exames que mais exige uma redação coerente e relevante para o tema proposto.

Entretanto, é comum observar que muitos estudantes acabam errando aspectos básicos na redação, deixando-se levar para a linguagem informal, por exemplo.

Por isso que, no texto de hoje você irá descobrir quais são os erros mais comuns na redação. Continue lendo!

Quais os erros mais comuns na redação?
Imagem: www.freepik.com

Insistir no senso comum

A introdução, o desenvolvimento e a conclusão de um texto deve ser coeso e coerente, isto é, os conectivos devem ser utilizados adequadamente e a unidade do texto em si deve fazer sentido. Apesar disso, o primeiro erro mais banal é insistir e agarrar-se no senso comum.

Conhece aquela história “a sociedade precisa ser mais consciente com o uso desenfreado da água”, “devemos nos unir contra a dengue”, e por aí vai?

Pois é. Fuja do senso comum! Fuja de frases prontas e de orações óbvias, as quais já estão impregnadas na cabeça de qualquer cidadão! Na correção de uma dissertação, por exemplo, é analisado o senso crítico e a criatividade do aluno, portanto, esforce-se!

Oscilar entre linguagem informal e formal

Dependendo do gênero da redação, é possível que se deva utilizar gírias e uma linguagem mais informal. Porém, é preciso muito cuidado! O excesso também pode ser um “tiro no pé”. Então, observe a proposta do texto e crie uma redação que tenha uma linguagem que converse com o leitor.

Aliás, primeiro de tudo: contextualize o gênero e tente lembrar de suas características principais.
O que não pode, em hipótese alguma, é oscilar entre gírias e rebuscamento linguístico. Mantenha um padrão de escrita culto – na maioria das vezes é pedido isso.

Confundir as conjunções

Você sabe usar as conjunções? Sabe a diferença entre “mas” e “portanto”? As conjunções servem para conectar, linkar, unir as orações de modo que fique coerente a ligação entre elas.

O “mas”, por exemplo, é uma conjunção adversativa que adicionará um fato positivo ou negativo acerca de um tema. Já o “portanto”, é conclusivo, uma vez que você definirá seu ponto de vista ou esclarecerá o que já está óbvio.

Dê uma revisada nas conjunções!

Essas foram os principais erros que os estudantes cometem na redação. Ah! Esquecer do título também é um deles! Antes de entregar o texto, revise sempre e se, for possível, utilize sinônimos e referenciais para não deixar a redação monótona ou repetitiva!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Quais os erros mais comuns na redação?
Quais os erros mais comuns na redação?
Quais os erros mais comuns na redação? Tire as suas dúvidas na hora de fazer uma boa redação. Acesse e veja as dicas de redação!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilZjKiaOUKgmuoo1Qe9U5GOWB9WFqeNIM4kjraojDvmb2kmtPvxoo6fEHIVtq6RvZ2Gsyqc9pDVkyT5XcGB-z4Zh9oA1ux8qYYuipXPdVbX-eccyaUKR5j3Jt3GE9j4EyP_AHZdGBM1XQ/s1600/quais-os-erros-mais-comuns-na-redacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilZjKiaOUKgmuoo1Qe9U5GOWB9WFqeNIM4kjraojDvmb2kmtPvxoo6fEHIVtq6RvZ2Gsyqc9pDVkyT5XcGB-z4Zh9oA1ux8qYYuipXPdVbX-eccyaUKR5j3Jt3GE9j4EyP_AHZdGBM1XQ/s72-c/quais-os-erros-mais-comuns-na-redacao.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/quais-os-erros-mais-comuns-na-redacao.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/quais-os-erros-mais-comuns-na-redacao.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar