Entre eu e ele ou entre mim e ele?

É muito comum nos depararmos com a seguinte construção sintática: “para mim fazer” ou “isso é entre mim e ele”. Pois bem. Além de essas duas expressões estarem equivocadamente erradas, elas soam mal em nossos ouvidos, principalmente quando falamos em voz alta (podem até tentar!).

Veja mais:
O que queremos hoje é explicar o motivo pelo qual não se podem usar essas expressões. Logo, você deve ter reparado que deve ser usado “entre eu e ele” e “para eu fazer”, certo? Não se esqueça disso então!

Para mim fazer e entre mim e ele

O erro dessas duas sentenças está no pronome oblíquo “mim”. Para entender melhor, devemos retomar a temática dos pronomes pessoais do caso reto. Como vocês já sabem, esses pronomes (eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas) servem como sujeito da oração, logo, eles fazer uma ação (geralmente).

Já os pronomes oblíquos – como o “mim” – atuam como objeto da oração, como um complemento.

Portanto, a frase “pra mim fazer” está incorreta, uma vez que necessita de um sujeito que irá fazer algo.

Entre eu e ele ou entre mim e ele

 E a frase “entre mim e ele”, também precisa de um sujeito, já que o “ele” não é o único sujeito da sentença
.
Percebemos que a língua portuguesa pode nos pregar algumas peças, principalmente na fala. Na linguagem do dia a dia, erros serão cometidos e isso é uma atitude completamente normal e esperada, visto que a informalidade tem como objetivo melhorar a comunicação, assimilar novas derivações e até gírias diferentes.

O que não pode, em hipótese alguma, é desrespeitar a norma quando a linguagem é escrita, como no gênero da dissertação ou carta, por exemplo. Em ambas as tipologias, a norma culta é esperada, logo, não se pode apoiar na linguagem do dia a dia para escrever uma carta formal para um representante do governo. Entende?
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.