Dissertação: o que é, tipos e como fazer

Dissertação: o que é, tipos e como fazer: A dissertação é uma tipologia textual que é muito pedida em vestibulares e nas redações oficiais, como o ENEM.

Por ser um gênero que permite que o autor apresente argumentos condizentes com a sua opinião, a dissertação é uma ótima forma de melhorar a sua escrita, a sua criticidade e, claro, seu vocabulário e ortografia.

Veja também:
Há dois tipos de dissertação: expositiva e argumentativa.

Dissertação expositiva

Como o próprio nome diz, a dissertação expositiva tem como objetivo expor um fato, uma discussão que está em pauta no mundo. Por meio de noticiários, revistas e jornais, é possível determinar qual é a vertente do assunto. Seu foco, aqui, não será debater, apenas expor o assunto de forma clara, informativa e objetiva.

A partir do momento que você utiliza de materiais que contam sobre o tema, entenda que o fato não pode ser questionado, uma vez que você está se baseando em notícias reais. Geralmente, os jornais utilizam a dissertação expositiva para que o leitor tire suas próprias conclusões acerca do fato.

Dissertação argumentativa

Por outro lado, temos a dissertação argumentativa, esta que é pedida nos vestibulares. Seguindo a mesma premissa da outra dissertação, a argumentativa busca que o autor argumente seus pontos de vista, seja balanceando os prós e contras sobre alguma coisa, seja definindo uma posição para trazer maior criticidade ao texto.

Dissertação

O objetivo da dissertação argumentativa é convencer o leitor sobre o ponto de vista expresso. Por isso que, é necessário trazer um tema bastante discutido para que o leitor compreenda o que você quer dizer.

Em ambos os casos, que fique bem claro, a linguagem deve ser objetiva e os argumentos e exposições contadas devem ser verdadeiras e concretas, ou que pelo menos siga o senso comum da população, como se fosse uma verdade óbvia.

👉Quais is erros mais comuns ma redação?

Como fazer uma dissertação?

Na dissertação você deve dividir o texto em três partes:
  • Introdução -> expor o tema, discutir os argumentos. 
É possível, inclusive, fazer uma pergunta retórica, em que a resposta será desenvolvida ao longo dos parágrafos;
  • Desenvolvimento -> cada parágrafo deve expor um argumento. 
Geralmente, essa parte é dividida em 3 parágrafos;
  • Conclusão -> retomar o tema proposto e sua opinião. No ENEM, por exemplo, é preciso que, na conclusão, o autor apresente uma solução para o problema.
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.