Como estudar português (Tópicos essenciais para estudar )

Como estudar português - Seja para o vestibular, concurso público ou para aprender a língua portuguesa, estudar português não é uma das tarefas mais fáceis, visto que a língua tem a sua própria complexidade, principalmente se levarmos em conta o que já caiu em desuso e o que já está se tornando uma nova palavra, uma nova conjugação e assim por diante.

Fica difícil mapearmos o que se deve estudar da língua e como fazer isso. Por isso que iremos lhe indicar os principais aspectos que você precisa reconhecer em um texto, de modo a usar a língua, tanto falada quanto escrita, da melhor forma possível.

Veja agora como estudar português melhor!

Leitura e leitura

Quando se aprende uma nova língua, seja ela qual for, é sempre recomendado que se treine, que se pratique. Logo, a leitura é um fator fundamental para reconhecer as estruturas, quais palavras são mais utilizadas e quais significados são mais comuns. Ao observar diferentes vocábulos em diferentes contextos, você passa a se familiarizar com a língua e acaba se adaptando aos diversos propósitos dela.

Portanto, leia. Leia jornal, leia um livro, leia textos de gêneros diferentes. O importante aqui é estudar português, observando os verbos, as conjugações, a pontuação e a concordância. Além disso, tenha em mente qual é o panorama geral, se há coerência e coesão.

Tópicos essenciais para estudar português

Aliás, além da leitura, você também pode ouvir muitas músicas brasileiras que desviam o uso correto da língua, afinal, diante de um teste você precisa também reconhecer o que está certo e o que está errado e compreender que, dependendo do contexto, o uso pode se tornar satisfatório.

Passemos aos tópicos mais importantes na hora de estudar português!

Verbos

Não tem como não estudar os verbos. São eles que irão definir em qual tempo verbal você quer dizer ou fazer uma afirmação.

Saber diferenciar as conjugações, terminações e respeitar os radicais são aspectos importantíssimos!

Com os verbos, você consegue realçar o texto e fazer um conteúdo rico! E se você for estrangeiro, a parte verbal da língua portuguesa precisa ser estudada desde sempre.

Exercícios de português

Faça tabelinhas. Conheça os pronomes. Leia. Faça exercícios. Faça textos no presente, no passado, no futuro!

Adjetivo, advérbio, conjunção, substantivo, pronome

Você sabe a diferença entre cada uma dessas palavras gramaticais? Pode ser que seja fácil defini-las em um texto, entretanto, na hora de montar suas próprias frases e classifica-las sintaticamente, podem surgir dúvidas.

O pronome serve para determinar a pessoa no discurso e também serve para fazermos substituição e referência aos nomes que utilizamos.

Já o adjetivo tem como foco a qualificação do sujeito, lembrando que a qualificação pode ser tanto ruim quanto boa.

O substantivo é o nome das coisas, seres, ideias e etc., ele sofre flexões de gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau.

A conjunção é a que liga duas frases, são os conectivos, como “mas”, “porque”, “logo”, “como”.

E o advérbio representa a circunstância de que algo ocorreu, modificando um verbo, adjetivo.

Prefixos, sufixos e acentos

É preciso saber como as palavras na língua portuguesa são estruturadas, são formadas. Portanto, saiba o que cada prefixo e o que cada sufixo significa. Além disso, por causa do acordo ortográfico, revise quais palavras perderam o acento e quais ganharam novos!

Acessórios

A ironia, o sarcasmo a ambiguidade, a metáfora e outras figuras de linguagem são utilizadas em textos para um propósito, seja para enfatizar, trazer um humor ou comparar algo para que o leitor consiga imaginar melhor a situação. Então, revise cada “acessório” que traz um novo sentido para o texto!

Com os tópicos assinalados, você aprenderá como estudar português! Mantenha uma rotina e não se esqueça de fazer exercícios!

Leia > Como aprender português de forma simples e eficaz
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.