Bastante ou bastantes?

A dúvida que não quer calar: é bastante ou bastantes? Caros leitores, saibam que ambas as possibilidades estão corretas na língua portuguesa.

O que irá definir quando usar um ou o outro será o contexto e o valor semântico de cada palavra. Para entender melhora diferença de cada expressão, continue lendo!

Bastante ou bastantes?

Bastante

A palavra bastante, no singular, é definida como advérbio, isto é, aquela palavra que modifica o verbo, adjetivo e advérbio.

Os advérbios, no geral, são invariáveis, uma vez que o objetivo não é concordar em relação ao número (singular e plural) e sim trazer um valor semântico diferente para a oração. Veja o exemplo:

Veja também:

 “Hoje é o dia em que descubro se estou esperando um menino ou uma menina. Estou bastante feliz!”
Bastante ou bastantes


Percebe-se que o advérbio “bastante” está modificando o adjetivo “feliz”, trazendo maior intensidade.

E também se percebe que “bastante” pode ser substituído por “muito”, levando ao mesmo significado e contexto, certo? Guarde essa informação!

Bastantes

Por outro lado, temos “bastantes” no plural. Nesse caso, a expressão é um adjetivo, logo, deverá concordar com o substantivo que está se referindo. Portanto, pode ser tanto singular e plural. Por isso que, dependendo do contexto, você deve saber identificar a diferença entre as expressões, se ela é um advérbio ou um adjetivo.

O que pode ajudar você é a palavra “muito”, a qual, se estiver concordando com o substantivo, sendo também um adjetivo, ela poderá ser substituída por bastante e vice-versa (independentemente se for singular ou plural). Observe:

• Sabia que você tem muitos amores? = Sabia que você tem bastantes amores? Portanto, em ambos os casos, “bastante” – como advérbio – e “bastante(s)” – como adjetivo –, podem ser substituídos por “muito(s)”. É a partir daí que saberá se deve ou não colocar ‘s’ na expressão “bastante”.

Compreendido?
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

1 comentários:

  1. Legal demais. Estou aprendendo muito. Bom que temos pessoas interessadas em ensinar o que aprenderam para os outros que não sabiam ou tinham dúvidas. Obrigado.

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.