Ansioso ou ancioso?

Ansioso ou ancioso - Na língua portuguesa, há muitas palavras que podem confundir na ortografia.

Afinal, após o acordo ortográfico, muitas dúvidas permaneceram não respondidas. Em questão à ortografia, muitas palavras perderam o acento, por exemplo.

Ansioso ou ancioso?

Porém, apesar disso, uma das palavras que insistem confundir os brasileiros é “ansioso”. É muito, mas muito comum observar a ortografia errada da palavra, sendo escrita com ‘c’ no lugar do primeiro ‘s’, “ancioso”.

O motivo por esse erro é do som, da pronúncia da palavra, em que muitos percebem o som do ‘c’ e não do ‘s’, principalmente se formos reparar nas regras de pronúncia das palavras em português. Entretanto, “ansioso” é com ‘s’ e pronto.

Origem da palavra “ansioso”

Para quem não sabe, a origem da palavra vem do latim, de anxiosus, que tem como principal significado a “inquietude”. Após a evolução da língua e a mudança constante de variantes, anxiosus tornou-se “ansioso” e uma variação foi criada, a “ansiedade”.

Ansioso e ânsia: existe uma ligação?

Pode ser que você tenha reparado que “ansiedade” e até mesmo “ansioso” tenha similaridade com outra palavra, “ânsia”. Há ligação?

Ansioso ou ancioso

A única conexão entre essas palavras está no sufixo de “ansioso”. O -oso carrega um significado relacionado a uma pessoa “cheia de”. Nesse sentido, “ansioso” é uma pessoa “cheia de ânsia”. Uma pessoa corajosa é uma pessoa “cheia de coragem”, uma pessoa bondosa, “cheia de bondade”, e assim por diante!

Portanto, retomando: a palavra “ansioso” se escreve com ‘s’ e não com ‘c’. Não há variação desse vocábulo!

Exemplos de ansioso:

• A menina estava muito ansiosa para descobrir a nota da prova;
• A ansiedade estava acabando com a sensação de bem-estar que o homem tinha quando foi para a sala de cirurgia;
• O menino estava tão ansioso que seu coração começou a bater muito forte;
• A ansiedade é uma das condições mais comuns do ser humano.

Agora que sua dúvida entre ansioso ou ancioso já foi tirado, que tal participar de uma aula de português online e gratuita?👇
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.