Abraçadeira ou braçadeira

Abraçadeira ou braçadeira - A Língua Portuguesa, como qualquer outra língua, tem as suas complexidades. São palavras que são parecidas e não são sinônimas, são palavras que na forma escrita são iguais enquanto o som é diferente, e por assim vai.

Abraçadeira ou braçadeira

Uma das dúvidas que pode permear em sua cabeça é acerca das palavras “abraçadeira” e “braçadeira”. A primeira questão é: abraçadeira ou braçadeira? As duas! A segunda pergunta é: ambas palavras existem no dicionário português? Sim! O terceiro questionamento é: elas são sinônimas? Depende!

Sabendo disso, vamos às diferenças de cada uma?

Abraçadeira

De acordo com os dicionários de língua portuguesa, “abraçadeira” pode designar um significado. Além de ser o substantivo feminino de “abraçador” – aquele que abraça.

Braçadeira

Já a outra palavra, “Braçadeira”, indica algo enrolado ao braço, como uma tipoia ou como aquele objeto que os soldados medievais usavam para proteger o braço, está lembrado? Geralmente, os distintivos são as abraçadeiras dos soldados, um objeto que é posicionado ao redor do braço, na parte superior, perto do ombro.

Abraçadeira ou braçadeira


Percebe-se que ambas palavras são muito parecidas entre si, entretanto, cada uma tem um significado diferente.

Não deixe de conferir:

👉Curso de Português Online


Quando são sinônimas?

Há uma possibilidade de elas serem sinônimas. Conhece aquele objeto que é responsável por prender o tubo, cano, na parede? Que parece um anel? (Joga no Google). Então, isso é uma “braçadeira” ou “abraçadeira”, porque além de estar “abraçando” algo, contornando, ela também está enrolando algo.
Exemplos:

• “Poderia, por favor, pegar 3 braçadeiras para mim? ”
• “Não consigo colocar essa abraçadeira na parede, preciso de ajuda, está disposto? ”
• “Vamos logo, não é tão difícil assim usar uma abraçadeira! ”

A língua portuguesa é capaz de pregar muitas peças em nós, por isso mesmo que é interessante sempre verificar a origem da palavra nos dicionários e observar se na língua falada alguma palavra já está em desuso ou está sendo modificada. Ah! Não se esqueça de usar essas palavras no contexto certo!
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.