O que é Sujeito Indeterminado?

Sujeito Indeterminado é aquele que não pode ser identificado nem no contexto e nem na terminação do verbo. Lembrando que o sujeito de uma oração é aquele que sofre ou pratica uma ação.

Se você se deparar com uma oração, poema, música e quiser ter certeza que o sujeito é indeterminado faça a pergunta "quem" e se a resposta for "eles" certamente estará diante de um sujeito indeterminado. Vamos demonstrar abaixo três maneiras de indeterminar um sujeito e como identificá-las.

Sujeito Indeterminado e Sujeito Oculto. Qual a diferença ?


Sujeito Indeterminado usando terceira pessoa do plural

A primeira forma de indeterminar um sujeito é utilizando o verbo na terceira pessoa do plural. Mas somente isso não é suficiente para indeterminar um sujeito. É preciso que ele não se refira a nenhum outro termo no mesmo texto e contexto.

Exemplo:
Procuraram a criança em todos os lugares
(Quem procurou? ELES) Impossível identificar quem procurou a criança.

Sujeito Indeterminado com verbo ativo, na terceira pessoa do singular, seguido do pronome "se"

Neste caso o verbo fica obrigatoriamente na terceira pessoa do singular e o pronome "se" entra para indeterminar o sujeito.

Exemplo:
Precisa-se de vendedores

Sujeito Indeterminado com o verbo no infinitivo pessoal

Em frases onde se usa o infinitivo pessoal podemos encontrar o sujeito indeterminado também.

Exemplo:
É triste assistir o mundo em guerra

Atenção! Muita atenção!

Caso o verbo esteja na terceira pessoa do plural e responda a pergunta quem com a resposta eles, ainda assim esse sujeito pode ser determinado, oculto, pois pode ter sido identificado num parágrafo anterior

Neste parágrafo::
"Moradores da zona oeste foram contemplados com uma feira de frutas e legumes orgânicos com ótimos preços. Compararam grandes quantidades e pediram que essa ação aconteça permanentemente no bairro".

Vamos analisar?

Na oração "Compraram grandes quantidades e pediram que essa ação aconteça permanentemente no bairro" o sujeito está oculto, pois ele já foi identificado anteriormente. Na oração anterior fica claro QUEM foi contemplado: moradores da zona oeste.

A dica para identificar um sujeito indeterminado é ler todo o texto para ter certeza de que ele não pode realmente ser determinado.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.