$hide=page

Cursos de Português Online

Como escrever um e-mail Formal: 7 passos infalíveis

COMPARTILHE:

Aprenda Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos simples e básicos. Confira Agora!

Saiba agora Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos simples. Todos nós sabemos que o e-mail se tornou uma forma bem popular de enviar documentos, solicitações, currículos, escrever qualquer tipo de assunto e para todos os tipos de ocasiões e pessoas.

Mas temos que saber a diferença entre escrever um e-mail para um amigo e um e-mail para um chefe, por exemplo. Se você vai escrever um e-mail para um amigo, ele é informal, poderá usar uma linguagem simples e corriqueira, já para o chefe ou enviar alguma solicitação e até mesmo um currículo, saiba que este e-mail deve ser formal.

Como escrever um e-mail Formal: 7 passos infalíveis
Imagem: www.freepik.com


Veja agora Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos:

Como Escrever um E-mail Formal

Para escrever um e-mail formal, você deve tomar alguns cuidados básicos que vamos listar aqui.

1. Use um endereço de e-mail neutro

O que isso quer dizer? Não use e-mails com apelidos, com nomes estranhos, se limite a ter um e-mail com seu nome ou se não conseguir um e-mail onde possa colocar seu nome, use uma variação, coloque ponto, hífen, travessão.

Exemplo de e-mails
Possa ser que não encontre nem estas variações, mas tente ao máximo fazer um e-mail que tenha seu nome, aconselho, caso não encontre estas variações, colocar iniciais do sobrenome, tipo [email protected]. Neste exemplo o cd é a abreviação do nome Carvalho Dantas. Entendeu?

Nada de e-mails do tipo gatinholuiz@  fandefulano123@ e por ai vai...

2. Escreva um titulo curto e direto

Nunca envie um e-mail formal sem o título, ou melhor, sem o nome do assunto. Tente ser o mais direto no nome do assunto, não esqueça de colocar do que se trata, use a palavra-chave do e-mail, por exemplo, se no e-mail vai falar sobre uma reunião importante é bom que no assunto você coloque algo do tipo: Reunião do dia 20 de abril.

Evite colocar um assunto grande, seja direto, ao ponto que o destinatário assim que leia já entenda do que se trate e já abra o e-mail.

3. Faça uma saudação no corpo do e-mail

Como está aqui aprendendo a escrever um e-mail formal, nada mais correto do que começa-lo com uma saudação formal adequada para quem se destina. Use sempre um pronome de tratamento, olhe os exemplos abaixo:
  • Sr.
  • Srª
  • Vossa Excelência 
  • V. Srª
  • Exmo
O pronome depende a quem você esteja se dirigindo, veja aqui a lista dos pronomes de tratamentos mais utilizados.

4. Se for necessário faça uma apresentação

Como é um e-mail formal, então deve-se se comportar como tal. No inicio do e-mail, logo no primeiro paragrafo, diga quem é e o porquê está entrando em contato.

Comece escrevendo:
  • Meu é tal. Meu contato é para confirmar a reunião do dia 20 de abril...
  • Meu nome é ...O motivo de estar entrando em contato é para enviar o currículo solicitado para a vaga de auxiliar técnico da empresa...

Mais ou menos assim. É super importante dizer quem é e o que pretende logo no primeiro parágrafo. 

5. Escreva o texto do e-mail

Depois do assunto, da saudação e do primeiro parágrafo se apresentando, agora é a hora de escrever o texto. Seja sempre bem direto e claro, não se estenda muito no texto. Faça parágrafos curtos para melhor leitura.
  • Faça o texto com no máximo 5 parágrafos.
  • Dê um espaço entre um paragrafo e outro.
  • Não use a linguagem informal.

6. Conclua e despeça-se de maneira correta, não esqueça de assinar. 

Veja os exemplos abaixo:
  • Atenciosamente,
  • Cordialmente.
  • Grato(a),
Exemplo: 
  • Atenciosamente,
  • João Luiz Carvalho 

7. Revise todo o conteúdo do e-mail

Como de praxe, já que vai Escrever um E-mail Formal, é obrigação revisar toda a mensagem, verificar se não existe erros de ortografia, se a mensagem está clara e direta. Faça uma leitura em voz alta e se gostar. Envie seu e-mail.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como escrever um e-mail Formal: 7 passos infalíveis
Como escrever um e-mail Formal: 7 passos infalíveis
Aprenda Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos simples e básicos. Confira Agora!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjygdnaON_glaX_asvYzNu0L3IodwwICuUZyQOSIRudD7hp0ZN_2HdxQdn9uV15DIvX0pIS4md9FaZb_AlHZHsRwPlc_Npf9zYlXB_lt-F71bSGCI9PzcT88rnNlZf02qDwI23fH4fjfI/s1600/como-escrever-um-e-mail-formal.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjygdnaON_glaX_asvYzNu0L3IodwwICuUZyQOSIRudD7hp0ZN_2HdxQdn9uV15DIvX0pIS4md9FaZb_AlHZHsRwPlc_Npf9zYlXB_lt-F71bSGCI9PzcT88rnNlZf02qDwI23fH4fjfI/s72-c/como-escrever-um-e-mail-formal.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/04/como-escrever-um-e-mail-formal.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/04/como-escrever-um-e-mail-formal.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar