Como Escrever um E-mail Formal - 7 Passos infalíveis

Saiba agora Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos simples. Todos nós sabemos que o e-mail se tornou uma forma bem popular de enviar documentos, solicitações, currículos, escrever qualquer tipo de assunto e para todos os tipos de ocasiões e pessoas.

Mas temos que saber a diferença entre escrever um e-mail para um amigo e um e-mail para um chefe, por exemplo. Se você vai escrever um e-mail para um amigo, ele é informal, poderá usar uma linguagem simples e corriqueira, já para o chefe ou enviar alguma solicitação e até mesmo um currículo, saiba que este e-mail deve ser formal.

Como Escrever um E-mail Formal


Veja agora Como Escrever um E-mail Formal em alguns passos:

Como Escrever um E-mail Formal

Para escrever um e-mail formal, você deve tomar alguns cuidados básicos que vamos listar aqui.

1. Use um endereço de e-mail neutro

O que isso quer dizer? Não use e-mails com apelidos, com nomes estranhos, se limite a ter um e-mail com seu nome ou se não conseguir um e-mail onde possa colocar seu nome, use uma variação, coloque ponto, hífen, travessão.
Exemplo de e-mails
jose_luiz@gmail.com
jose.luiz@gmail.com
jose.luiz@hotmail.com

Possa ser que não encontre nem estas variações, mas tente ao máximo fazer um e-mail que tenha seu nome, aconselho, caso não encontre estas variações, colocar iniciais do sobrenome, tipo joseluizcd@gmail.com. Neste exemplo o cd é a abreviação do nome Carvalho Dantas. Entendeu?

Nada de e-mails do tipo gatinholuiz@  fandefulano123@ e por ai vai...


2. Escreva um titulo curto e direto

Nunca envie um e-mail formal sem o título, ou melhor, sem o nome do assunto. Tente ser o mais direto no nome do assunto, não esqueça de colocar do que se trata, use a palavra-chave do e-mail, por exemplo, se no e-mail vai falar sobre uma reunião importante é bom que no assunto você coloque algo do tipo: Reunião do dia 20 de abril.

Evite colocar um assunto grande, seja direto, ao ponto que o destinatário assim que leia já entenda do que se trate e já abra o e-mail.

3. Faça uma saudação no corpo do e-mail

Como está aqui aprendendo a escrever um e-mail formal, nada mais correto do que começa-lo com uma saudação formal adequada para quem se destina. Use sempre um pronome de tratamento, olhe os exemplos abaixo:

  • Sr.
  • Srª
  • Vossa Excelência 
  • V. Srª
  • Exmo
O pronome depende a quem você esteja se dirigindo, veja aqui a lista dos pronomes de tratamentos mais utilizados .


4. Se for necessário faça uma apresentação

Como é um e-mail formal, então deve-se se comportar como tal. No inicio do e-mail, logo no primeiro paragrafo, diga quem é e o porquê está entrando em contato.

Comece escrevendo:
Meu é tal. Meu contato é para confirmar a reunião do dia 20 de abril...

Meu nome é ...O motivo de estar entrando em contato é para enviar o currículo solicitado para a vaga de auxiliar técnico da empresa...

Mais ou menos assim. É super importante dizer quem é e o que pretende logo no primeiro parágrafo. 

5. Escreva o texto do e-mail

Depois do assunto, da saudação e do primeiro parágrafo se apresentando, agora é a hora de escrever o texto. Seja sempre bem direto e claro, não se estenda muito no texto. Faça parágrafos curtos para melhor leitura.
  • Faça o texto com no máximo 5 parágrafos.
  • Dê um espaço entre um paragrafo e outro
  • Não use a linguagem informal

6. Conclua e despeça-se de maneira correta, não esqueça de assinar. 

Veja os exemplos abaixo:
  • Atenciosamente,
  • Cordialmente.
  • Grato(a),
Exemplo: 
Atenciosamente,
João Luiz Carvalho 

7. Revise todo o conteúdo do e-mail

Como de praxe, já que vai Escrever um E-mail Formal, é obrigação revisar toda a mensagem, verificar se não existe erros de ortografia, se a mensagem está clara e direta. Faça uma leitura em voz alta e se gostar. Envie seu e-mail.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.