Companhia ou compania

Companhia ou compania - Depois de tantas modificações na língua portuguesa as vezes nos pegamos com dúvidas em palavras simples do nosso dia a dia, um exemplo disso é Companhia ou Compania. Saiba o significado de cada uma, como usar essa palavra e veja outros exemplos que podem gerar uma pulga atrás da orelha. Confira abaixo:

A palavra comapania não existe na língua portuguesa, trata-se de um vício na fala, apenas erro na pronuncia, podendo levar a uma escrita também incorreta.



A forma correta é companhia, com nh, significa o ato de acompanhar ou sociedade comercial/industrial formada por acionistas, o uso depende do contexto que o indivíduo quer transmitir.

Exemplos:

• A sua companhia nesta tarde chuvosa me fez muito bem.

• Essa companhia aérea sempre está com voos atrasados.

• Fui convidado para uma festa e não tenho companhia.

Há também muitas palavras que são confundidas com suas pronuncias erradas, veja alguns exemplos a seguir:

Entretido

Entretido é a forma correta, que significa desfrutar de uma situação, de entretenimento, ter a atenção desviada, distrair-se.

Exemplo: Fiquei entretida com a nova propaganda.

Exemplos de erros:

• Ana fica intertida quando liga a TV.

• Estava entertido assistindo o jogo no estádio de futebol.

• Ele sempre fica intretido quando vai ao zoológico.

O "toráxico" é na verdade "torácico", "sombrancelhas" é "sobrancelhas”, "peturbar" é "perturbar", "aerosol" é "aerossol", "mortandela" é "mortadela", "taxado" é "tachado”, ”iorgurte" é "iogurte", "disviar" é "desviar" "rejuvelhecimento" é "rejuvenescimento", "imbigo" é "umbigo", "tauba" é "tábua", "mindingo" é "mendigo", "cardaço" é "cadarço", essas são só algumas de inúmeras palavras que são escritas de maneira incorreta por causa da sua oralidade.

É importante ficar atento e estudar as pronuncias corretas das palavras para não cometer esses tipos de erros, pois em uma redação para vestibulares, ENEM ou concursos, ortografia errada dificilmente passará despercebido pelos avaliadores.


Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.