Trema, quando usar

Trema, aprenda quando usar o trema.

Há pouco tempo a língua portuguesa passou por algumas mudanças para se adequar ao novo acordo ortográfico. E com isso muitas palavras passaram a ser escritas de maneira diferente, mas com o mesmo significado e a mesma forma de pronunciar. Uma dessas mudanças foi em relação ao uso do trema (ü) que não é mais utilizado. Saiba tudo sobre essa mudança nesse artigo.

O que é o trema

O trema, sinal de dois pontos em cima da letra u, era utilizado em palavras para que diferenciasse a pronuncia nas silabas que, qui, gue e gui como tranqüilo, bilíngüe, cinqüenta, lingüiça, lingüística, freqüentar, agüentar entre outras. Porém com o novo acordo ortográfico foi definido que os países de língua portuguesa não fizessem mais o uso do trema, pois já existiam algumas palavras que mesmo sem o trema mostravam quando era ou não necessário falar o U da palavra, assim o trema foi visto como algo sem sentido, uma vez que depende mais da fonética do a gramatica a diferenciação.
Trema, quando usar

Quando usar o trema

Algumas palavras ainda utilizam o trema, pois são nomes próprios e por isso não mudam o seu jeito de ser escrito, ou seja, que possuem nomes como Müller, mülleriano, Bündchen, Hübner, hübneriano e outros que possuem trema, continuam sendo escritos como antes.

Mas vale ficar atento para as palavras que são escritas de maneira diferente, pois desde 2016 quando o novo acordo entrou em vigor, a escrita das palavras de maneira errada pode levar a desclassificação em provas, concursos, vestibulares e outros tipos de escrita avaliativa.

Confira abaixo algumas palavras que perderam o trema:

● agüentar passou a ser escrita como aguentar
● eloqüente passou a ser escrita como eloquente
● freqüente passou a ser escrita como frequente
● lingüiça passou a ser escrita como linguiça
● sagüi passou a ser escrita como sagui
● seqüestro passou a ser escrita como sequestro
● tranqüilo passou a ser escrita como tranquilo
● anhangüera passou a ser escrita como anhanguera
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.