Tem, Têm ou Teem

Tem, Têm ou Teem, veja como e quando usar estas palavras que tanto confundem na hora de escrever.

Na hora de escrever uma boa redação é preciso ficar atento a grafia das palavras e também ao que elas significam. Uma das maiores dúvidas na hora de escrever é quanto ao uso do verbo “Ter” no presente do indicativo, uma vez que existe Tem e Têm, mas Teem não existe na língua portuguesa.


Porém cada uma das grafias possuem um significado na frase. Se você quer saber diferencia -lo confira esse artigo!

O Tem é a forma do verbo TER quando escrita no presente, ele é utilizado para definir posse de alguma coisa, e pode ser escrito de duas formas “tem” no singular e “têm” no plural. Muitas pessoas utilizam, de maneira errada, as palavras teem e têem, porém nenhuma dessas duas formas existem na língua portuguesa.
Tem, Têm ou Teem

Como usar o Tem e o Têm

O verbo ter pode ter vários significados como ser usado no sentido de possuir alguma coisa, conter, gerar, considerar, precisar, guardar, contrair, alcançar e expressar.
O verbo “tem” é utilizado sem acento quando está na terceira pessoa do singular, por exemplo: Ele tem um carro do ano. Ou seja, uma pessoa apenas é sujeito da frase.

 Outros exemplos do uso de “tem”:

- Ana tem que ir ao médico amanhã.
- Ela tem que chegar ao topo em uma hora
- Você tem que dizer o que pensa.

Já o verbo “têm” (com acento) é utilizado na terceira pessoa do plural, por exemplo: Eles têm um cão. Observe que o sujeito da frase está no plural, por isso o verbo possui acento.

Outros exemplos do uso de “têm”:

- João e Carlos não têm moedas para jogar vídeo game
- Eles têm que fazer o dever de casa

Derivações do TEM e do TÊM

O verbo TER, na língua portuguesa quando conjugado na terceira pessoa do singular não possuem acento, por isso são escritos como “Tem”. Já quando conjugados na terceira pessoa do plural o verbo ganha o acento circunflexo e é escrito como “Têm”.

Porém existem derivações do verbo “Ter” que são grafadas com acento agudo, como o verbo manter que é escrito na terceira pessoa do singular como “mantém”.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.