Querer ou Quiser

Querer ou quiser? Saiba quando usar estas palavras!

Dúvidas são sempre comuns quanto à gramática da língua portuguesa, saber onde empregar as palavras “querer ou quiser” é uma dessas dúvidas frequentes. Neste caso, não podemos fugir das regrinhas gramaticais e entender que querer é um verbo irregular e por isso, tem diferentes formas de conjugação, ou seja, querer ou quiser são duas formas corretas, porém diferentes de conjugar o verbo, sendo que querer está no infinitivo e quiser no futuro do subjuntivo.

Veja também:

Querer ou quiser?

Quando se trata da conjugação QUISER, o correto é falar “se eu quiser”, “quando eu quiser”, se referindo sempre ao futuro, ou a algo que ainda poderá ocorrer. É a forma conjugada do verbo querer na primeira e terceira pessoa no singular do futuro subjuntivo.

querer ou quiser

Já quando se trata da conjugação QUERER, que é a forma conjugado do verbo no infinitivo, o correto é falar, “posso querer ficar em casa hoje?”, “gostaria de escolher o que vou querer para o almoço”, neste caso, o sujeito é indefinido e, além disso, o verbo também poder estar acompanhado por preposição.

Outros exemplos podem nos ajudar a entender melhor:

“Darei esse presente a quem eu QUISER.” (Dar o presente será algo que ainda ocorrerá, usando assim, a palavra quiser)

“Ele tem o costume de QUERER ser melhor do que os outros”. (O costume de querer ser melhor é algo que está no presente e que acontece sempre, por conta disso é usado a palavra querer. Além de estar acompanhada da preposição “de”)

“Quem quiser, pode manter contato.” (Manter contato será algo q poderá acorrer, por isso, se usa a palavra quiser)

“Querer não é poder” A frase encontra-se no presente e este caso está sendo usada com um verbo que não forma locução verbal, que é o verbo poder. Por conta disso, se usa a palavra querer.
Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.