Meia ou Meio, quando usar

Meia ou Meio - Saiba quando usar estas palavras de maneira correta!

A língua portuguesa é um das mais ricas do mundo, porém é um das que têm mais pegadinhas com as suas palavras, significados e maneira certa de ser utilizada. Duas palavras que são parecidas, mas que possuem significados distintos são “meio” e “meia”. Muitas pessoas não sabem quando podem ou não utilizar a palavra e confundem elas como sinônimas com gêneros diferentes. Esse artigo vai lhe ajudar a saber diferenciar essas duas palavras.
Meia ou Meio

Diferentes significados de meio e meia

A dúvida quanto a forma de utilizar “meio e meia” surge no momento em que a palavra meio possui mais de uma forma de ser usada. 

Meio pode ser usado como um número fracionário que será sempre vinculado a um substantivo e portando concorda normalmente. Exemplos são meia noite, meia garrafa, meia hora, meia folha

Já “meio” utilizado como advérbio de intensidade vai ser usado junto com um adjetivo e por isso não se flexiona, ou seja, continua no masculina. Exemplos são: Meio triste, meio cansada, meio atrasada, meio distraída, meio decepcionada.

Como usar meia e meio

A dificuldade na hora de utilizar as palavras meio e meia é geralmente maior entre as mulheres, pois dependendo da função que o termo for ter na frase (numeral ou advérbio) ele é ou não concordado com o substantivo feminino. Então muitas mulheres acabam errando ao utilizar a palavra “meia” quando ela está com função de advérbio e não como numeral.


Isso acontece também em momentos de distração quando pode se confundir e dizer que “ela está meia cansada”, ou “ela é meia louca”. Nesses casos para que a frase fique correta o termo continua no masculino, sendo o certo “ela está meio cansada”.

Quando a palavra meia não é um numeral ela só deve ser utilizada em uma frase que esteja falando da peça de roupa para os pés conhecida como “meia”.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

2 comentários:

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.