Aluga-se ou alugam-se

Aluga-se ou alugam-se - Saiba aqui quando e como usar cada um destas expressões!

Vai alugar uma casa ou várias casas? Então a primeira coisa que você precisa saber é como escrever corretamente o seu anúncio. E um dos erros mais comuns é quanto à forma correta de escrever a placa “Aluga-se casas ou Alugam-se casas”. Esse artigo vai lhe ensinar a forma correta. Confira!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a maneira correta de colocar um anúncio de aluguel de alguma coisa, seja de um imóvel, carro, ou qualquer outro objeto. A principal dúvida é quanto a utilizar ou não o verbo no plural, por isso é comum ver anúncios da mesma coisa escritos de duas maneiras diferentes, por exemplo, Alugam-se casas e aluga-se cadeiras, muitas vezes um do lado do outro. Mas qual dessas duas formas é a correta?
Aluga-se ou alugam-se

Quando utilizar aluga-se ou alugam-se

As duas maneiras de utilizar a palavra estão certas, a diferença é de quando é a hora certa para usar cada uma delas, uma vez que uma é a forma singular e a outra plural. Aluga-se casa e alugam-se casas são anúncios diferentes e os dois estão certos. Uma vez que o primeiro é referente a apenas uma casa que está disponível para ser alugada, enquanto o segundo se refere a duas ou mais casas que poderão ser alugadas.

Como usar aluga-se e alugam-se

Para saber diferenciar é muito fácil, uma dica é trocar a posição das palavras. Vamos pegar como exemplo a placa mais utilizada “Aluga-se casas” e “Alugam-se casas”.

No caso dessa frase o “se” é utilizado como uma partícula apassivadora, isso significa que o sujeito vai estar depois do “se” no caso o sujeito são as casas. Então trocando o sujeito de posição conseguimos identificar a maneira correta de escrever o anúncio. Observe:
"Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada" e
"Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas".

Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

2 comentários:

  1. Houve um lapso no exemplo: "Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada". Se "casa" é o sujeito, de forma alguma há concordância. Se fosse "Aluga-se casa", tudo bem. Em suma: "Aluga-se casas" não existe. Pois o "se" aqui não é índice de indeterminação do sujeito como em: "Precisa-se de pedreiros".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.Sempre tiro minhas dúvidas aqui com vocês. Obrigada!

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.