Ao menos ou pelo menos

Quem não tem dúvidas quando o assunto é ortografia? Com tantas palavras que existem na nossa língua, não seria anormal que alguém errasse a escrita em algumas ocasiões. Porém, existem macetes para poder fixar essas palavras na cabeça e banir o erro de uma vez.

Abordaremos as palavras ao menos ou pelo menos, palavra essa que se faz presente em nosso cotidiano com muita frequência.



As duas expressões existem na língua portuguesa, e em muitos dicionários tais como o Priberam da língua portuguesa, essas expressões são usadas como sinônimo. Ao menos significa no mínimo, quando menos, quanto mais não seja. Essa expressão é normalmente utilizada para indicar que algo não ocorreu da forma que se esperava.

Vejamos os exemplos abaixo:

Você deveria ao menos ter lhe oferecido um copo d’água.
A casa era cara, mas ao menos era espaçosa. (exemplo extraído do dicionário Priberam)
Já que você não me ajudou com o jantar, ao menos lave a louça.

A expressão ao menos é comumente utilizada como sinônimo da expressão pelo menos para indicar com o mínimo de ponderação que houve uma avaliação feita sobre determinada situação, como expressado no exemplo abaixo:

Conforme os preceito da Igreja Católica, todos os cristãos devem se confessar ao menos (ou pelo menos) duas vezes no ano.

A expressão pelo menos também pode significar: calculado pelo mínimo

Exemplo:

Há um ano, pelo menos, eu não como carne.
Há pelo menos um pouco de água no balde.

Na vida, consulte as dicas disponíveis em nosso site. Agora você já sabe quando usar ao menos ou pelo menos nos seus devidos lugares.

Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

1 comentários:

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.