Como fazer uma boa redação para o Enem

Saiba como fazer uma boa redação para o Enem.

Grande parte das universidades do Brasil já aderiu ao Enem como modalidade de seleção e, todos os anos, milhões de brasileiros se inscrevem para terem a chance de ingresso no ensino superior. Entretanto, o caminho até a faculdade não é fácil: além da concorrência (em 2014 foram 8 milhões de inscritos), o candidato também deve vencer as etapas da prova objetiva e da prova de redação, quem tem grande peso na média final.

E é justamente na prova de redação que muitos candidatos empacam! Muitos não sabem como iniciar a redação e outros não interpretam direito o texto e acabam fugindo do tema, mas saiba que para tirar uma boa nota na redação do Enem não é preciso ser um gênio. Para fazer uma boa redação para o Enem, deve seguir de maneira bem simples algumas etapas.

Se a redação do Enem é seu 'calcanhar de Aquiles' saiba agora como vencer este obstáculo e fazer uma boa redação no Enem.

A Prova de Redação do Enem


As médias da prova de redação do Enem sempre foram baixas e em 2014 mais de 500 mil redações foram zeradas. A dificuldade para escrever é comum porque a prova de redação exige que o candidato produza um texto argumentativo-dissertativo e, nesse tipo de texto, o candidato deve elaborar uma tese em relação ao tema dado e deve desenvolver os seus argumentos a favor dessa tese. 

Além de ter um limite de tempo para escrever o rascunho de um texto de até 30 linhas e passá-lo a limpo, a prova de redação pode propor qualquer tipo de tema e o candidato deve estar preparado para escrever bem sobre qualquer assunto. Ao contrário das provas objetivas, não existe alternativas para a resposta, nem gabarito e muito menos “chute”. Todas essas características dificultam a prova de redação, ainda mais para aqueles que não têm muita familiaridade ou prática.

Fazendo a Prova de Redação do Enem

O texto argumentativo-dissertativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, nós apresentamos o tema e elaboramos a nossa tese. Logo depois, nos parágrafos de desenvolvimento, nós devemos defender a nossa tese usando as técnicas de argumentação e, por fim, no parágrafo de conclusão, nós devemos reafirmar a tese e fazer a Proposta de Intervenção (que é um dos cinco critérios de correção). 

Os parágrafos devem ser escritos na modalidade formal da Língua Portuguesa, empregando também uma linguagem objetiva, simples e impessoal. Além disso, os argumentos devem seguir uma linha lógica e progressiva de raciocínio, estando alinhados com o tema.

Prepare-se para a Prova de Redação do Enem


Você pode aprender a fazer tudo isso e muito mais com o e-book Guia Prático de Redação para o Enem. Com esse e-book, você vai aprender o passo a passo para escrever uma boa redação, além de dicas, de técnicas e de diversos exemplos de textos. Saiba mais AGORA.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.