Microondas ou micro-ondas: Nova Ortografia

Microondas ou micro-ondas - Após a nova ortografia muitas pessoas se encheram de duvidas na hora de escrever uma redação, um pequeno texto ou até mesmo uma única palavra. Como já sabemos, a língua portuguesa é muito difícil de ser compreendida, e dificultou mais ainda após a nova regra.

Quando falamos microondas ou micro-ondas no final das contas, iremos ter um único entendimento, pois por mais que digamos que esteja errado, algumas pessoas acham cômodo escrever desta forma.

Veja a seguir a maneira "correta" ou melhor dizendo, a nova forma de escrevermos essa palavra que está presente em nosso dia a dia.

Microondas ou micro-ondas



Microondas ou micro-ondas?

A palavra correta é micro-ondas, pois  na nova ortografia, usa-se o hífen quando a vogal que encerra o primeiro elemento é similar à que começa o segundo elemento:  micro-ondas, micro-ônibus, micro-organismo, para-atleta, semi-internato, semi-interno, multi-instrumentista.

Exemplo: Vou esquentar meu pão no micro-ondas.

Enfim, por mais difícil que pareça, temos que nos adaptar as novas regras ortográficas e saber que micro-ondas se escreve com hífen.

A compreensão da língua portuguesa é fundamental para a nossa vida, seja profissional ou não, caso queira aprofundar e conhecer mais o português é bom ler, escrever e principalmente estudar. Conheça a melhor maneira de aprender o português de maneira simples e fácil.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

3 comentários:

  1. Interessante a questão! A dúvida é: ok! Esquentar o pão no micro-ondas (forno, móvel, objeto), mas, e a ondas de tamanho diminuto (como a radiação emitida pelo forno citado)? Também é a mesma grafia?! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPCARVALHOF, a escrita é a mesma. A questão sobre o uso ou não do hífen reside na identificação se é palavra prefixada ou composta. Em ambos os casos temos uma palavra prefixada e com o final do prefixo igual ao do radical, razão do hífen. Se fosse prefixada com letras diferentes no final do prefixo e no começo do radical ficariam unidas (dobrando r e s, se fosse o início do radical).
      Quanto se tratar de palavra composta (porta-retrado, por exemplo), temos que observar se há perda da compreensão significativa da palavra ou não. Ou seja, se as palavras mantiverem seu significado/compreensão se usará hífen. Porém, se a junção trouxer uma nova palavra (novo significado), serão unidas, vide "girassol" (verbo girar e a palavra sol).
      De forma resumida, é isso (português sempre tem variantes).

      Excluir
  2. microárea ou micro-área

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.