$hide=page

Cursos de Português Online

Bier ou Beer?

COMPARTILHE:

Bier ou beer, cerveza ou cerveja. Saiba a história da cerveja, a origem das palavras e tipos de cervejas.

Com muita frequência, podemos observar o uso da palavra cerveja, bier ou beer, como preferir chamar, em diversas ocasiões. Como já podemos imaginar, a cerveja é um dos líquidos mais consumidos no mundo, ficando um pouco atrás da coca-cola e da água. Por que tão consumida?

A resposta é simples e direta: a cerveja é usada para confraternizações de pequeno, médio e grande porte, com ou sem chuva, em casa ou na rua.

A cerveja não é de origem brasileira, muito menos inglesa; não se espantem caso ouça alguém falar de cerveja de pão, cerveja que é consumida em temperatura ambiente (não gelada) entre outros tipos. 

Os costumes e tipos de cervejas variam de região para região; Na Bahia, por exemplo, a cerveja é conhecida por "canela de pedreiro", mas o que que é isso? Simples, é uma cerveja que de tão gelada, nem o rótulo dá para ver direito, e os baianos gostam disso. A seguir, veremos os tipos de cerveja, a sua origem e o que é bier ou beer.

Bier ou Beer?
Imagem: www.freepik.com

História da cerveja

A primeira prova arqueológica referente à produção de cerveja vem da Suméria. Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, assim imagina-se o surgimento de uma forma "primitiva" da cerveja, o famoso "pão líquido".

Tudo isto data por volta de 6.000 A.C. Por algum tempo os gregos e romanos passaram a dar preferência ao vinho, e a cerveja tornou-se a bebida das classes menos favorecidas, especialmente nas regiões sob domínio romano, e principalmente, entre germanos e gauleses. Foram os romanos que começaram a usar a denominação cervesia para a bebida, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Foi na Idade Média que a cerveja ganhou o sabor característico da que consumimos hoje. Os gauleses passaram a fabricá-la com malte, e os monges descobriram o lúpulo como conservante natural. 

Antigamente o processo de fabricação da cerveja era moldado na experiência e tradição do cervejeiro. Esta história tomou outro rumo a partir do século XIX, pois a ciência e a técnica tornaram-se fundamentais para o produtor de cerveja. 


Louis Pasteur e sua contribuição

Louis Pasteur, cientista francês, descobriu micro-organismos responsáveis pela deterioração do produto e que poderiam estar no ar, na água e nos equipamentos. Graças a esse princípio fundamental, limpeza e higiene tornaram-se fundamentais dentro de uma cervejaria.

O nome de Louis Pasteur é lembrado através do termo "pasteurização", método pelo qual os microorganismos são inativados através do calor. Existem mais dois grandes nomes na evolução da cerveja. Emil Christian Hansen conseguiu separar duas espécies de levedura com metabolismos diferentes, originando as famílias Lager e Ale.

Como a levedura influencia diretamente no sabor, a descoberta permitiu a padronização do sabor e a qualidade da cerveja. O outro nome é Carl Von Linde que desenvolveu a geração de frio artificialmente com sua máquina frigorífica à base de amônia. Com isso, a cerveja poderia ser feita em qualquer época do ano, pois os cervejeiros conseguiram controlar a fermentação.

Bier ou Beer, qual correto?

Como já sabemos, é dado nomes e pronúncias diferentes para inúmeras coisas, dependendo da região em que se esteja localizada; pois para o nome da cerveja também varia de lugar a lugar. Já estamos familiarizados com a palavra BEER, que vem do inglês e traduzindo para a nossa língua portuguesa é: cerveja. Existe inúmeras formas de nos referenciarmos a ela, tem gente até que apelida carinhosamente de "loira", isso é mais comum aqui no Brasil.

Muitos de nós já notamos algum banner, panfleto ou algo do tipo com a palavra BIER, quase parecida com a tão famosa Beer, mas de onde vem tal nome?

A palavra Bier é natural da Alemanha, e tem como origem Romana, assim como a palavra Cerveja. Conclusão: cerveja, bier, beer, cerveza entre outras palavras que referencie a mesma, não tem diferença.


Portanto, bier ou beer estão corretos, a diferença é que bier é de origem alemã e beer é da língua inglesa.

Tipos de cervejas

Tipos de cervejas
Imagem: www.freepik.com

Tipo Ale:

 De sabor adocicado, encorpado e frutado, a cerveja tipo Ale é produzida a partir de cevada maltada e levedura de fermentação alta. Esse processo, mais antigo, fez com que as Ale fossem as únicas cervejas disponíveis até meados do século 19, época em que surgiu a cerveja de baixa fermentação. 



São Ale as cervejas tipo:

Stout, American Strong Ale, India Pale Ale e Irish Red Ale, entre muitas outras.

Stout

De fermentação geralmente alta, com teor alcoólico entre 8% e 12%, a cerveja tipo Stout é escura e opaca, elaborada com maltes especiais. Originária da Irlanda, seu sabor lembra chocolate, café e malte torrado, mesclando o amargo do lúpulo ao adocicado do malte.  

American Strong Ale

Oriunda dos Estados Unidos, tem teor alcoólico superior a 7%. Parecida com as English Strong Ale, possui um maior teor de lúpulo Baltic Porter. De sabor complexo graças à presença de chocolate e malte torrado, esta cerveja é bem gaseificada e produzida com malte de Viena ou de Munique.

India Pale Ale

Cerveja com grande adição de lúpulo, um conservante natural que era essencial para conservar a bebida durante as longas viagens do passado, entre a Inglaterra e a Índia. A cor das India Pale Ale varia entre o amarelo dourado e o acobreado. O sabor é bastante intenso e refrescante.

Irish Red Ale

Avermelhadas devido ao uso de malte tostado, são cervejas suaves, equilibradas e leves. Ao primeiro gole sente-se um toque adocicado, seguido do sabor típico do malte e depois de cereais torrados. A graduação alcoólica varia entre 4% e 6%.

Baixa fermentação – tipo Lager

As cervejas tipo Lager têm graduação alcoólica entre 4% e 5%. Existem muitos estilos de Lager, mas a maioria é clara, com sabor moderadamente amargo. São Lager: Pilsener, Munchener, Vienna, Dortmund, Einbeck, Bock, Export e Munich. Saiba mais a respeito das cervejas tipo Pilsen e Bock.

Pilsen

Oriunda da cidade de Pils, localizada na atual República Tcheca, a cerveja Pilsen (ou Pilsener) é a mais conhecida e consumida no mundo (no Brasil, sua participação chega a 98% do total comercializado). Foi criada em 1842 e tem coloração clara, tonalidade dourada brilhante, sabor delicado e teor alcoólico médio (entre 3% e 5%).

Bock

Cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, tem sabor forte e encorpado e sua cor é escura e avermelhada.

Fermentação espontânea Lambic

Fabricada tradicionalmente na região de Pajottenland, Bélgica, não leva levedura em sua receita. A fermentação – dita espontânea – ocorre no contato do mosto com os micro-organismos presentes no ar.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
  1. Ops... voces erraram quando falam "a diferença é que bier é de origem alemã e bier é da língua inglesa." quando na verdade seria "beer é da língua inglesa".

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Bier ou Beer?
Bier ou Beer?
Bier ou beer, cerveza ou cerveja. Saiba a história da cerveja, a origem das palavras e tipos de cervejas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWTueGUH1m8hkFIJhGVHO6ZgvJgoSO98OYdRoWq35qB92XvLnlXPCrCQlibNfxAg9DYgbtKPyhdNizaj6S_r8-O6dLE9GzwKBZSAA09UeQdRdnwYyuMGBDyvABuwOEJ69wOScmjEaFsM4/s1600/bier-ou-beer.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWTueGUH1m8hkFIJhGVHO6ZgvJgoSO98OYdRoWq35qB92XvLnlXPCrCQlibNfxAg9DYgbtKPyhdNizaj6S_r8-O6dLE9GzwKBZSAA09UeQdRdnwYyuMGBDyvABuwOEJ69wOScmjEaFsM4/s72-c/bier-ou-beer.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2015/04/bier-ou-beer.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2015/04/bier-ou-beer.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar