Remissão ou remição

Nas áreas de direito, sempre temos uma ideia das origens da palavra como, por exemplo, em remição da execução, ou seja, resgate desta mediante um pagamento de todo o seu valor, remição de hipotecas, ou seja, da dívida hipotecária por pessoas que não estavam pessoal e originalmente obrigadas para tanto. 

Remição dos bens executados, ou seja, por pessoas que são legalmente autorizadas ou ainda de bens executados mediante um depósito de preço de sua avaliação.

Sobre a palavra remissão, podemos dizer que ela vem do latim remissio, o que traz em si um sentido de renúncia, perdão, desistência, absolvição, entre outros. 

Como exemplo podemos citar a seguinte frase:
“A remissão dos pecados destes homens lhes custou sangue divino”. 

Uma dica interessante para memorizar é remissão de dívida = a perdão de dívida de dinheiro. A remissão é uma forma de extinção de toda a obrigação onde o credor perdoará a dívida do devedor, e não pretendendo mais a exigir. Isto se dá entre dois sujeitos obrigacionais e não sendo admitido que um terceiro possa ser prejudicado por um tipo de ação de remissão por exemplo. 

Este é um perdão do ônus ou dívida, sendo a liberalidade efetuada pelo credor com a ideia de exonerar os devedores.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

1 comentários:

  1. a concordância certa é:.....por pessoas que não estavam...obrigadas...

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.