Descriminar e discriminar, qual a diferença?

Estas duas palavras são exemplos de palavras parônimas, ou seja, tem grafia e pronuncia e parecidas. Tanto a palavras descriminar quanto a palavra discriminar estão escritas e grafadas corretamente. A diferença entre elas é o seu significado, cada uma deve ser usada em situações diferentes.

Discriminar

Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.
descriminar ou discriminar

Há, entretanto, um sentido que não carrega tom negativo. É quando significa especificar, separar por itens, mercadorias, informações.

Exemplos:
  • A discriminação racial deve ser combatida sempre.
  • Discrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os códigos necessários.

Descriminar 

Descriminar significa absorver, inocentar. É o que o prefixo “des” faz – indica uma ação no sentido contrário – e, nesse caso, quer dizer tirar o crime.

Exemplos:
  • O adultério foi descriminado no Código Penal.
  • Ele falou em descriminar o uso de algumas drogas.

Só para acrescentar uma informação: recentemente começamos a ouvir descriminalizar em vez de descriminar. Trata-se de um neologismo, palavra criada e aceita há pouco tempo. É mais usada no meio jurídico.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.