$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer uma monografia

COMPARTILHE:

Saiba como fazer uma manografia, tire as dúvidas gerais de como fazer este trabalho acadêmico.

Como fazer uma manografia é a dúvidas de muitos universitários têm nos últimos semestres de seu curso, vamos agora falar um pouco sobre este assunto de forma a orientá-los melhor.

A maior parte dos cursos superiores realizados no Brasil exige dos alunos a realização de uma monografia para que ele possa estar aprovado de forma completa em seu curso. Apesar de tudo isto muitas pessoas sofrem bastante com a angústia de não conseguir ou saber como fazer a sua monografia. Por este motivo se este problema é algo que lhe assombra o semestre inteiro, a seguir você vai descobrir como fazer a monografia sem mistérios.

Saiba que a monografia é um dos trabalhos acadêmicos mais importantes do Ensino Superior. E para começar é importante que se possa definir algumas características muito particulares de sua monografia. A monografia só para começar é um trabalho realizado de forma individual na maioria dos casos, levando em conta toda a escolha de um tema para ser abordado, este tema pode já ter sido trabalhado por outro estudante desde que tenham pontos de vista diferenciados.

Como fazer uma monografia
Imagem: freepik.com

Para quem fica um pouco perdido em todos estes termos técnicos é fundamental se compreender o que difere a monografia dos outros trabalhos acadêmicos, e por isso veja a seguir um pouco mais sobre o passo a passo da monografia.

A Monografia e a ABNT

Cada uma das instituições de ensino possuem exigências diferenciadas para o formato dos trabalhos acadêmicos e principalmente para as monografias. Existem ainda algumas normas que valem para todas elas, e estas são normas da ABNT Monografia o que consiste em estabelecer um padrão para toda a estrutura e também para a formatação do seu trabalho ocorrer corretamente.

Veja a norma ABNT para trabalhos acadêmicos: 


O passo a passo da monografia

Se você vem chegando ao final de seu curso superior já vem pensando em como fazer a sua monografia certamente, e por isso lhe daremos ótimas dicas. Antes de começar é fundamental saber que existem dois tipos de trabalhos acadêmicos para encerrar o curso, é a monografia e também o TCC que nada mais é do que o trabalho e conclusão de curso.

A metodologia utilizada para fazer a monografia

A Monografia é um dos trabalhos acadêmicos mais importantes e que poderão ajudar a fechar os cursos de forma bastante embasada para os estudantes. Além é claro de saber como escrever uma monografia é bastante importante se ter bem definida como irá ser a metodologia aplicada para realizar este estudo corretamente.

Os modelos para Monografia

Os momentos para se realizar a monografia são considerados como uma mistura de alívio por se estar terminando os cursos de graduação e ainda um pouco de pânico, pois irá ser necessário fazer um bom e perfeito trabalho, além de completo para que ele possa ser aprovado. Por este motivo veja algumas dicas para escrever corretamente a sua monografia. 

Como escrever corretamente a monografia?

A Monografia como já mencionamos anteriormente é o trabalho acadêmico realizado no final do curso, e faz com que os alunos possam encontrar todos os seus caminhos para que os interessados pelo curso possam traçar uma boa pesquisa. Se você por acaso perde uma noite de sono, pois não sabe o que escrever não se preocupe, tudo é mais simples do que parece.

O primeiro passo para escrever

Primeiramente é necessário se elaborar um tipo de pré-projeto onde o aluno deverá propor uma problemática que será estudada. É importante também que se fique claro todos os passos de metodologia que são seguidos e deve ser feita também uma coleta de dados para encontrar melhores referências para o seu trabalho em específico.

Antes de começar a escrever a sua monografia de forma direta é fundamental procurar informar sobre publicações que a instituição de ensino terá sobre as suas normas específicas contratadas. E em relação às monografias ABNT existem normas que nunca mudam. A principal que não é alterada é a respeito de sua estrutura de trabalho.

Este é um trabalho que deverá ficar dividido em dois elementos:
  1. pré-textual - deverá contar com capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário.
  2. elementos textuais - como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão ou considerações finais também deverão se fazer presentes, além disto, é importante se colocar os elementos pós-textuais como as referências e anexos.
Saiba como o que é e como escrever um TCC em Blocos? Se não sabe veja como é


Existem ainda outras normas importantes para que a monografia ABNT possa estar dentro do padrão, como a forma de se realizar as referências de obras utilizadas na base do estudo.


Outro ponto fundamental é se compreender que é importante se elaborar uma metodologia para a monografia. Isto é obrigatório já que é ela que irá explicar para os leitores do seu trabalho como será feita a sua pesquisa por completo.

Além disto, é importante também que sejam explicitados o tema escolhido, como foi realizada a pesquisa, a orientação do trabalho e como foram atingidos os objetivos do mesmo. Todos os avaliadores dão uma atenção para a metodologia para entender como o seu trabalho deverá ser constituído e se ele atingiu os objetivos propostos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. pesquisei praticamente um mês até chegar ao seu site, obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer uma monografia
Como fazer uma monografia
Saiba como fazer uma manografia, tire as dúvidas gerais de como fazer este trabalho acadêmico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmcHaWrFXEgtBJxfgWGjpQ4iv1THIMWuJJf774iRsi2R2FC0-NOhhaOCSnXclslLNJSMa_QNT6zB4CXQcQeng4mrQ_bSya8qr29E58k9GHCQYMdbEjCp9dOWgCwV2sBIKIfyn1PvpM6Oo/s1600/como-fazer-uma-monografia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmcHaWrFXEgtBJxfgWGjpQ4iv1THIMWuJJf774iRsi2R2FC0-NOhhaOCSnXclslLNJSMa_QNT6zB4CXQcQeng4mrQ_bSya8qr29E58k9GHCQYMdbEjCp9dOWgCwV2sBIKIfyn1PvpM6Oo/s72-c/como-fazer-uma-monografia.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2014/02/como-fazer-uma-monografia.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2014/02/como-fazer-uma-monografia.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar