Catorze ou quatorze?

Catorze ou quatorze, qual a grafia correta?

Podemos dizer que as duas palavras existem na nossa língua portuguesa, e ambas estão corretas. Podemos com isto utilizar as palavras tanto quatorze como catorze sempre que quisermos para nos referir ao numeral cardinal de número 14. As palavras são bastante utilizadas e aceitas socialmente no português que é falado no Brasil.

A origem do Quatorze

Catorze ou quatorze
O Quatorze tem a sua origem na palavra em latim quattuordecim, e manteve a sua escrita com o qu. 

O Catorze também tem a sua origem na palavra em latim quattuordecim, mas sofreu alterações de qu para c, ou seja, acabou sofrendo uma adequação ortográfica.

Alguns falantes privilegiam a utilização de palavra quatorze por ser a que mais se aproxima do étimo latino. Existem ainda outros fatores que optam pela utilização da palavra que sofreu evolução devido a utilização e suas características do português.

Como exemplos podemos citar:

  • Quatorze dos casais irão participar deste encontro.
  • Catorze casais participarão do encontro.

É importante citar que na língua portuguesa existem palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. E a estas palavras chamamos de formas gráficas variantes. Apesar de haver sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Exemplo de palavras que têm a mesma grafia:

E você, como costuma escrever, catorze ou quatorze?
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

0 comentários:

Postar um comentário

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.