Vem, vêm e veem: Qual a diferença

Vem, vêm e veem, são formas verbais que causam muitas dúvidas na usá-las, neste post vamos diferenciar o uso de cada uma destas formas.

Vem, vêm e veem: Qual a diferença

Estas formas verbais são bem parecidas tanto na grafia como na pronuncia. A grande diferença entre o uso de cada uma é notada quando se usa o verbo ver e vir, vamos ver como aplicar cada forma de maneira correta.



vem, vêm e veem
Vem
O filho vem correndo ao encontro da mãe.

A forma verbal neste caso representa a terceira pessoa do presente do indicativo do verbo vir (ele).

Vêm
Eles vêm todos os dias visitar o pai.

Identificamos que a forma verbal representa a terceira pessoa do plural, também do verbo vir. Eis que esta se constitui de um traço peculiar – o acento circunflexo. Tal ocorrência decorre da necessidade em estabelecer a diferenciação entre a terceira pessoa do singular, ora expressa sem acento gráfico (vem), da terceira pessoa do plural – demarcada pelo uso do acento (vêm).

Veem
As crianças veem um filme enquanto esperam seus pais chegarem.

Neste caso trata-se de uma outra forma verbal - a do verbo ver - representando a terceira pessoa do plural, que possui duas importantes peculiaridades:
- a primeira é que a vogal se apresenta duplicada – veem;
- a segunda é que antes do acordo ortográfico tal forma recebia o acento circunflexo e, depois deste, o acento foi eliminado. Portanto, ao nos referirmos a esta, o correto é dizermos: veem.

Resumindo:
  • Vem e vêm são formas conjugadas do verbo vir
  • Veem é a forma conjugada do verbo ver


Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

1 comentários:

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.