$hide=page

Cursos de Português Online

Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia

COMPARTILHE:

Como escrever seminovo, com ou sem hífen? Confira o uso do hífen e o que são falsos prefixos.

Este notebook é seminovo, semi-novo ou semi novo? Antes de mais nada é bom saber que semi é um falso prefixo, mas afinal o que é isso? Com as novas regras este termo se tornou mais usual, vamos entender o que é um falso prefixo.

Um prefixo é um termo que se junta a um vocábulo e assim fazem sentido juntos, um prefixo pode até ter significado, mas ele sozinho não faz sentido, precisa se aglutinar para formar um entendimento, compreende?

Seminovo, semi-novo ou semi novo
Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia - Imagem: Freepik

Já um falso prefixo, falso porque de fato não é prefixo, se comporta como tal ou finge ser, como é o caso de semi. O falso prefixo ao se juntar com outra palavra forma um novo sentido, mas o falso prefixo já tem significado próprio, mesmo não se ajuntando a outra palavra.

Semi e o hífen

Conforme as novas regras ortográficas, não se usa hífen quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento se inicia por consoante. Se o segundo elemento se inicie com a consoante "s" ou "r", é preciso dobrá-la, sem usar hífen. 

Exemplos sem hífen:
semiabertura
semianalfabeto
semiapagado
semicírculo
semiconsciência
semimetal
Exemplos sem hífen (dobrando as consoantes "r" ou "s"):
semirracional
semirreal
semirreta
semirrígido
semissábio
semissintético

Depois do acordo ortográfico o semi, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "i" ou "h". 

Exemplos com hífen:

semi-infantil

semi-integral 

semi-interno

semi-humano

semi-hospitalar

Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia

Como vimos anteriormente semi é um falso prefixo, ele sozinho possui um significado. 
Semi significa metade.

Veja exemplos de outros falsos prefixos abaixo:
seminovo, anteprojeto, antipedagógico, autopeça, autoproteção, geopolítica, microcomputador, pseudoprofessor, semicírculo, semideus, ultramoderno.

Conforme acabamos de analisar, a grafia correta é seminovo, junto e sem hífen, semi-novo, com hífen está errado.

Exemplos de frases com seminovo

  • Comprei uma moto seminova.
  • Existem muitas vantagens em comprar um carro seminovo.

Portanto, se escreve seminovo sem hífen.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 21
  1. como se escreve semi pronto

    ResponderExcluir
  2. Como se escreve semi-completo?

    ResponderExcluir
  3. Por favor,

    quando se usa hifen após a palavra semi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando entre uma palavra e outra começarem com mesma vogal ou quando a segunda palavra começar com H. Exemplo Semi-Humano

      Excluir
    2. Só se usa hífen quando a segunda palavra começa com R ou S.

      Excluir
  4. Eu escrevo semigratuito ou semi-gratuito ou semi gratuito?

    ResponderExcluir
  5. Se escreve semiconhecido ou semi-conhecido?

    ResponderExcluir
  6. Se eu entendi... de acordo com o novo acordo:

    não se usa hífém depois do falso prefixo semi... escreve-se junto com a próxima palavra exemplo: semidependente.
    correto???

    ResponderExcluir
  7. Como se escreve Semirregência ou Semi regência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se escreve: semi-regência. O hífen só fica ausente quando a segunda palavra começa com uma consoante que não seja R ou S. Entendeu?

      Excluir
  8. Faltou apresentar exemplos de SEMI seguido por vogal. Semiespecial, Semianalfabeto, Semioriginal, Semiuniversal, etc.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia
Seminovo, semi-novo ou semi novo: Nova ortografia
Como escrever seminovo, com ou sem hífen? Confira o uso do hífen e o que são falsos prefixos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI4AadAPNVqOBOYrXJ7ZFmIFgpFftlKYEGiq0fHKK3OQDj8jshRD2p-kkBIGmdnoONKUstI0fjfUuV6MHuOg0D_QdCbau7HkpRXN7bp39PuWkF8kTLm7VrnxKqxH4kcBMQhsURT9yLymo/s1600/seminovo-semi-novo-ou-semi-novo-nova-ortografia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI4AadAPNVqOBOYrXJ7ZFmIFgpFftlKYEGiq0fHKK3OQDj8jshRD2p-kkBIGmdnoONKUstI0fjfUuV6MHuOg0D_QdCbau7HkpRXN7bp39PuWkF8kTLm7VrnxKqxH4kcBMQhsURT9yLymo/s72-c/seminovo-semi-novo-ou-semi-novo-nova-ortografia.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/04/seminovo-semi-novo-ou-semi-novo-nova.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/04/seminovo-semi-novo-ou-semi-novo-nova.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar