Muçarela ou mussarela ?

Muçarela ou mussarela 

Na Itália se escreve mozzarella com dois z – em português os dois z de palavra iitaliana se transforma em ç Carozza – carroça
Razza - raça

Pois é! Muçarela se escreve corretamente assim: MUÇARELA.

Muçarela vem do italiano, mozzarella. Como o bom e velho português não está acostumado com o "z" duplicado, a elite dos letrados trocou os dois "z" pelo "ç". Portanto, o correto é: MUÇARELA. Porém, caiu no gosto popular a forma "mussarela", que acabou se consagrando como mais um daqueles erros de grafia que, de tanto serem repetidos, parecem que estão certos.
Muçarela ou mussarela?

Escrever "mussarela" está errado!

O certo é "muçarela", mas as pessoas insistem em "mussarela".

E certamente se você se ousar em escrever muçarela vão te chamar de ignorante

Diante da situação, o que fazer?

Ignorar a regra e grafar "mussarela" conforme a maioria? Ou acatar a prescrição da norma e escrever "muçarela"?

Eu vou dizer o que faço: escrevo "muçarela", mas não corrijo quem escreve "mussarela", pois sei que este é mais um dos tantos erros que o uso consagrou.

 Mas não se esqueça de que o correto é MUÇARELA.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

10 comentários:

  1. Parece que não é bem assim, ou pelo menos as dúvidas são "mais que muitas". Ora veja p.f. este link: http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=2986

    ResponderExcluir
  2. Tanto o VOLP, como o Aurélio e em outros dicionários 'muçarela' grafam como correto seguindo uma convenção ortográfica na Língua Portuguesa que transforma o z em c ou em ç: feliz - felicidade; capaz - capacidade.

    ResponderExcluir
  3. Das variantes que refere, mozarela é o aportuguesamento mais consensual da forma italiana mozzarella, estando registado em quase todos os dicionários de língua portuguesa. Para além desta forma, encontram-se registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa outras formas, também registadas em outros dicionários e vocabulários.

    A forma muçarela está atestada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (VOLP-ABL), no Dicionário Houaiss, no Dicionário Aurélio e no Dicionário Aulete. Menos consensuais são as formas moçarela (atestada no Dicionário Aurélio), mussarela (atestada no Dicionário Aulete) e muzarela (atestada no VOLP-ABL).

    Pesquisas em corpora e motores de busca indicam que todas as formas diferentes de mozarela e da forma italiana mozzarella são pouco usadas no português europeu.

    ResponderExcluir
  4. O Correto é com Ç, se com SS fosse correto, a professora não tinha reprovado no programa do Silvio Santos, VC É MAIS ESPERTO QUE UM ALUNO DA QUINTA SÉRIE? Ela rodou, vão insistir com dois SS IGNORANTES???

    ResponderExcluir
  5. O Correto é com Ç, se com SS fosse correto, a professora não tinha reprovado no programa do Silvio Santos, VC É MAIS ESPERTO QUE UM ALUNO DA QUINTA SÉRIE? Ela rodou, vão insistir com dois SS IGNORANTES???

    ResponderExcluir
  6. Há uma coisa errada nessa matéria: o "zz" na Itália tem som de "ts" e não de "ss", como o amigo acima disse, pizza se fala algo como "pitsa" e não "pissa".

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que qualquer língua pertence ao povo, porque é do povo que surgiu e é do povo que evolui. Se o povo escreve mussarela, então é mussarela o certo. Nunca vai funcionar esse negócio de meia dúzia de pessoas se reunirem em um quarto e decidirem o que é certo e errado num idioma, porque o idioma é uma forma de identidade cultural, e, sendo assim, precisamos nos identificar com o mesmo. Sendo assim, o certo é mussarela e não há nada de mais nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não penso assim. penso que o povo tem demandas mas nem toda demanda do povo é sua saúde! se o povo soubesse o que quer não votaria errado! portanto, muçarela é o certo!

      Excluir
  8. eita língua difícil de falar,ou expressar ,se escreve com ç ,ou com dois ss o gosto é o mesmo,como disse lá em minas este trem é bão de mais.


    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.