$hide=page

Cursos de Português Online

Email ou e-mail?

COMPARTILHE:

e-mail ou email, com ou sem hífen?

Sempre paira a dúvida no ar quanto a grafia da palavra email ou e-mail.

Sinto um certo incômodo vendo as pessoas grafarem as palavras de maneira errada, por mais que achem que palavras como e-mail ou email, on-line ou online, e-commerce ou ecommerce tanto faz que sejam escritas de uma forma ou de outra mas, na verdade elas devem ser escritas corretamente.
É bem comum ver a grafia errada tanto em material impresso como na internet, se observar bem irá perceber quantos sites e grandes portais escrevem da maneira errada.

Email ou e-mail?
Imagem: freepik.com

Afinal de contas o correto é e-mail com hífen

Segundo o VOLP ( Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras nesta palavra existe a presença do hífen, sem exceção.

e-mail é um *anglicismo advindo do uso da internet, sendo correio eletrônico a tradução literal pouco usada no português.
*Anglicismo é um termo ou expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo [Wikipedia]. 
Tanto on-line, e-mail e e-commerce devem ser usadas com hífen, porque são palavras estrangeiras e que não foram aportuguesadas

Portanto, e-mail é com hífen!

Mas a nossa língua portuguesa é cheia de peculiaridades, muitas regras e ao mesmo tempo cheia de exceções e acabamos aprendendo de uma forma errada, subjetiva, mas aprender não é impossível, basta apenas conhecer alguns métodos. Leia o artigo abaixo e saiba um pouco mais:

E você como escreve?

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 26
  1. Eu sempre escrevo errado. Sempre escrevo Email. É que o Chrome sempre me corrigi quando escrevo email com o "e" minusculo para Email com o "E" maiúsculo. Obrigado pela dica! A partir de hoje farei certo!

    ResponderExcluir
  2. Não esqueça que o correto é e-mail com hífen.
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog e parabéns por disponibilizar dicas sobre a forma correta de escrevermos as palavras, que é algo pouco valorizado hoje em dia onde a forma de escrita tão simplificada tende a fazer com que percamos a importância e o valor do nosso próprio idioma.

    ResponderExcluir
  4. Héber, obrigada pelo comentário. Você tem toda razão. A internet está transformando nosso português em caracteres indecifráveis. Espero que continue nos acompanhando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog. Muito atual e atrativo. Sem dúvida esse é o erro que mais cometo em meu cotidiano. Excelente!

    ResponderExcluir
  6. Não entendi on on-line que tá incluso no texto. Já que online só se encontra sem hifen nos textos em inglês. Já o email junto, várias empresas americanas utilizam somente email nos seus textos em inglês. Inclusive o google.

    ResponderExcluir
  7. No dicionário Michaelis moderno, as palavras acima estão dispostas dessa maneira: online e e-mail.

    ResponderExcluir
  8. Se não estou enganado em inglês as duas formas são corretas mas em português tem hífen.

    ResponderExcluir
  9. Você escreveu fala como se soubesse mais que os outros mas escreveu "internet" com "i" minúsculo mas deve sempre ser escrito com maiúsculas ("Internet").

    ResponderExcluir
  10. http://en.wikipedia.org/wiki/Email

    ResponderExcluir
  11. Internet com "I" é para se referencia a grande rede (www), com "i" no sentido internet é pra dizer interconexão de redes, que podem ou não está conectado a Internet. O cara que corrigir e paga um mico desses, fala sério... Não sabe escreve e que corrigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e você escreveu duas vezes "que" ao invés de quer. "escreve" ao invés de escrever.

      Excluir
  12. Agora vou usar correto e-mail eu usava l-mail , que vergonha

    ResponderExcluir
  13. Agora vou usar correto e-mail eu usava l-mail , que vergonha

    ResponderExcluir
  14. Show! Esclareceu minha dúvida! Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Eu não escrevo com hífen. Na minha visão, a expressão é utilizada há bastante tempo no país e já foi incorporada ao linguajar. A língua é parte da cultura, portanto mutável!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, foi de grande valia!

    ResponderExcluir
  17. Primeiro gostaria de agradecer! Pois esse artigo me tirou a dúvida, desde de que me entendo por gente aprendi a escrever e-mail, mas como as pessoas tem mania de escrever errado ou como acha que deve escrever, acabei ficando confuso de como é realmente a forma certa e se eu estava escrevendo certo ou, se aprendi errado.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O mesmo princípio deve ser aplicado a e-book. Não é isso?
    Mas, e quanto ao uso de maiúsculo e minúsculo. Explico: quando aplicar e-Book ou E-book ou ainda E-Book?

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu acredito que falar/ escrever corretamente, consoante as normas gramaticais vigentes, é essencial.
    Nas comunicações corporativas, com grande fluxo de informações, é comum vermos erros de ortografia, de concordância etc. Quando as pessoas veem que escrevemos (ou tentamos) corretamente começam a agir de modo estranho. Dizem: só quer ser..., olha o mestre etc. Sentimos a maldade em suas palavras, gestos e ações, mas nada disso me impede de escrever (ou tentar escrever) corretamente.

    ResponderExcluir
  20. O motivo da proliferação desse erro é que em inglês o termo já foi "e-mail", mas hoje o padrão é "email". Os principais jornais e guias de estilo (as autoridades sobre o inglês, na ausência de um vocabulário ortográfico ou mesmo uma Academia) todos prescrevem grafar "email". Então há essa interferência.

    Já que o assunto é TI, a palavra que surge por anglicismo é um "fork"? ou: quando a palavra no idioma de origem muda dentro de uma questão de poucos anos, o anglicismo sofre uma "atualização pela nuvem"?

    ResponderExcluir
  21. Com relação ao tema está correto sim e-mail com o uso do hífen, apenas gostaria de informar que o aulão de português que segue grafado online junto. Pergunto, não seria da mesma maneira?

    ResponderExcluir
  22. Como você mesma afirmou, são palavras estrangeiras, não aportuguesadas. Ocorre que essas palavras já são gravadas sem o hífen nos dicionários em inglês e são usadas normalmente dessa forma. Em inglês, os termos são aceitos em AMBAS as formas, consideradas corretas, com uma tendência forte em eliminar o hífen de vez.
    Uso em TODOS os meus textos as formas sem o hífen, seguindo a tendência do idioma original. Não é errado, nossos dicionários e acadêmicos é que ainda não se deram o trabalho de fazerem a devida atualização.

    https://www.grammarly.com/blog/spelling-e-mail-email/

    ResponderExcluir
  23. E lá se vão 6 anos da matéria original, e o último comentário para mim é o mais relevante. Segue o baile, segue a dúvida, não sei se deixo ou não o meu "E-M-A-I-U-L" com email ou com e-mail.

    ResponderExcluir
  24. Kkk... Cara, q dahora esse tipo de debate.
    Eu estou aqui: Briga, briga !!!

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Email ou e-mail?
Email ou e-mail?
e-mail ou email, com ou sem hífen?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFAC5v8Uf1X8ZjnofcAFB0ixKQ8bZVOk2DQ47o9lyfzWJ3ZhrluClZ2kfJDvf8bSqlKTS7ujgrEMyX-fVHrxZHlpEZIdBmSN7B_maElUIkCj_lHhCA3ugLUcNndyQUwLeSsO_tvydEIag/s1600/email-ou-e-mail.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFAC5v8Uf1X8ZjnofcAFB0ixKQ8bZVOk2DQ47o9lyfzWJ3ZhrluClZ2kfJDvf8bSqlKTS7ujgrEMyX-fVHrxZHlpEZIdBmSN7B_maElUIkCj_lHhCA3ugLUcNndyQUwLeSsO_tvydEIag/s72-c/email-ou-e-mail.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/03/email-ou-e-mail.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/03/email-ou-e-mail.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar