$hide=page

Cursos de Português Online

Mandado ou mandato? Qual o correto?

COMPARTILHE:

Mandado ou mandato? Saiba o significado de cada palavra. Confira com exemplos o significado destas palavras parônimas.

Mandado ou mantado? Qual o certo? Os dois termos estão corretos, mas cada um tem seu significado, estas palavras com pronuncias e grafias parecidas são chamadas de parônimos. A língua portuguesa é tão rica que há muitas palavras parecidas que confundem muito tanto na hora da fala, quanto na hora da escrita.
O mandato/mandato do vereador tem 4 anos de duração. 
Qual a forma correta na frase acima?

Mandado ou mandato?

Vamos aos conceitos para ficar tudo esclarecido, sem dúvidas.

Em primeiro lugar é bom saber que mandado e mandato são palavras parônimas que quer dizer que são palavras que possuem pronuncias e grafias parecidas, mas com significados diferentes.

Mandado ou mandato?
Imagem: www.freepik.com

Mandado 

É um adjetivo e um substantivo. Significa uma ordem judicial; ato de mandar; poder dado a um pessoa para que esta represente aquele que deu o poder, exemplos  (mandado de captura, de prisão, de detenção, de busca).

Exemplos:
  • O oficial tinha um mandado de busca e apreensão
  • A polícia emitiu um mandado para invadir a casa do ladrão

Mandato

A palavra mandato, sendo um substantivo refere-se a uma missão; delegação; encargo; autorização para agir de uma determinada forma dada pelo eleitorado para seu representante; ordem de uma corte superior para uma inferior.

Exemplo:
  • O mandato de um prefeito tem duração de 4 anos.
Portanto, na frase no inicio do post o correto é:
O mandato do vereador tem 4 anos de duração.

Resumindo

De fato, a língua portuguesa é bastante complexa e rica em palavras, o que pode gerar confusão tanto na hora da fala quanto na hora da escrita. É comum que algumas palavras parecidas causem dúvidas, principalmente quando possuem significados diferentes. Nesse contexto, é importante compreender a diferença entre palavras parônimas, como "mandado" e "mandato".
 
"Mandado" pode ser utilizado como adjetivo ou substantivo e está relacionado a uma ordem judicial ou a um poder dado a uma pessoa para que esta represente aquele que deu o poder. Alguns exemplos de uso são: "o oficial tinha um mandado de busca e apreensão" e "a polícia emitiu um mandado para invadir a casa do ladrão".
 
Por sua vez, "mandato" é um substantivo que se refere a uma missão, delegação, encargo ou autorização para agir de uma determinada forma dada pelo eleitorado para seu representante, ou ainda, a uma ordem de uma corte superior para uma inferior. Um exemplo de uso é "o mandato de um prefeito tem duração de 4 anos".
 
No caso da frase apresentada no início do artigo, o correto é utilizar "mandato", já que se refere ao período de tempo durante o qual um vereador exerce seu cargo.

Considerações  

Para evitar confusões como essa, é importante conhecer o significado das palavras e ter um bom domínio da língua portuguesa. É possível recorrer a dicionários e a outras fontes de informação para ampliar o vocabulário e esclarecer dúvidas quanto ao uso correto das palavras. Além disso, é essencial praticar a leitura e a escrita com frequência para aprimorar a habilidade com a língua.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Mandado ou mandato? Qual o correto?
Mandado ou mandato? Qual o correto?
Mandado ou mandato? Saiba o significado de cada palavra. Confira com exemplos o significado destas palavras parônimas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPjvg3HGskHCzTv7Tw14tQFpvZBytggbI2Yt8IHpKpLQpMPm_y98PGRreW9v1xCHKFXUmK0lJG9vF6W_MWqVeh6JJbCgygVFeyawkCAq5p8kkN5Cb0j71rVLgyf0eDr_zoZeS5S5BP9-c/s1600/mandado-ou-mandato.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPjvg3HGskHCzTv7Tw14tQFpvZBytggbI2Yt8IHpKpLQpMPm_y98PGRreW9v1xCHKFXUmK0lJG9vF6W_MWqVeh6JJbCgygVFeyawkCAq5p8kkN5Cb0j71rVLgyf0eDr_zoZeS5S5BP9-c/s72-c/mandado-ou-mandato.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/02/mandado-ou-mandato.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/02/mandado-ou-mandato.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar