Escreva bem nas redes sociais

Não existe uma formula mágica para escrever bem. Nosso português é uma língua que acho complexa, cheia de particularidades e peculiaridades. Mas, temos que tomar o máximo de cuidado ao escrever certas palavras básicas do nosso cotidiano. Sei que não é uma tarefa fácil, costumo ter muitas duvidas e errar também, mas o que não se pode é errar ao escrever palavras simples, na duvida use uma palavra que possa substituir sem alterar o sentido.

Em tempos de internet é bem comum ver por aí as pessoas assassinarem a gramática sem dor nem piedade, o mais interessante é que as pessoas que escrevem errado são pessoas estudadas, com nível médio, superior etc.

Parece que o MSN, facebook, twitter e outras redes sociais estão deixando as pessoas com preguiça de pensar e de pesquisar. Quando bate a duvida sobre qual palavra é correta, ai começa o festival de  abreviações, juntar palavras que não existem e de tanto ver tantos erros, começamos assimilando o erro e passamos a  a escrever errado.
Redes sociais e a escrita

Como disse, não existe uma fórmula mágica, mas na duvida é bom consultar o dicionário, a gramática, os sites e blogs sobre dicas de português. Ler ainda é a melhor maneira de se escrever bem. E olhe que não estou me referindo às concordâncias, seja ela verbal ou nominal ou acentuação. Refiro-me apenas a ortografia (escrita correta).
Ortografia (deriva das palavras gregas ortho (ορθο no alfabeto grego) que significa "correto" e graphos (γραφος) que significa "escrita". 

Nós usamos a Língua Portuguesa desde mais ou menos dois anos de idade - às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, é verdade. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta.

Curta nossa fã page no Facebook

É preciso saber ler, escrever, interpretar. É preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.

Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua.

Escrever errado se tornou um vicio nas redes sociais, se começar pode não mais parar.

Então, para escrever bem, leia, exercite o habito de escrever, fuja das abreviações, nas redes sociais escreva sempre corretamente.
Share on Google Plus

About Admin

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.