$hide=page

Cursos de Português Online

Escreva bem nas redes sociais

COMPARTILHE:

Como escrever bem nas redes sociais. Confira aqui.

Não existe uma formula mágica para escrever bem. Nosso português é uma língua que acho complexa, cheia de particularidades e peculiaridades. Mas, temos que tomar o máximo de cuidado ao escrever certas palavras básicas do nosso cotidiano. Não confie sempre no corretor ortográfico!

Sei que não é uma tarefa fácil, costumo ter muitas duvidas e errar também, mas o que não se pode é errar ao escrever palavras simples, na duvida use uma palavra que possa substituir sem alterar o sentido.

Em tempos de internet é bem comum ver por aí as pessoas assassinarem a gramática sem dor nem piedade, o mais interessante é que as pessoas que escrevem errado são pessoas estudadas, com nível médio, superior etc.

Escreva bem nas redes sociais
Imagem: www.freepik.com

Parece que o Facebook, Twitter e outras redes sociais estão deixando as pessoas com preguiça de pensar e de pesquisar. Quando bate a duvida sobre qual palavra é correta, ai começa o festival de abreviações, juntar palavras que não existem e de tanto ver tantos erros, começamos assimilando o erro e passamos a escrever errado.

Como disse, não existe uma fórmula mágica, mas na duvida é bom consultar o dicionário ou prestar atenção nas sugestões do corretor ortográfico, a gramática, os sites e blogs sobre dicas de português. Ler ainda é a melhor maneira de se escrever bem. E olhe que não estou me referindo às concordâncias, seja ela verbal ou nominal ou acentuação. Refiro-me apenas a ortografia (escrita correta).

Ortografia (deriva das palavras gregas ortho (ορθο no alfabeto grego) que significa "correto" e graphos (γραφος) que significa "escrita". 

Nós usamos a Língua Portuguesa desde mais ou menos dois anos de idade - às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, é verdade. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta.

É preciso saber ler, escrever, interpretar. É preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.

Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua.

Escrever errado se tornou um vicio nas redes sociais, se começar pode não mais parar.

Então, para escrever bem, leia, exercite o hábito de escrever, fuja das abreviações, nas redes sociais escreva sempre corretamente.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Escreva bem nas redes sociais
Escreva bem nas redes sociais
Como escrever bem nas redes sociais. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPvqwEcfgkJPP2xN26rOHMlB5uVkT01bdpWp7kbkvXB_zQ1sJJYkYSnsMiCIEMUrBFa1ZQHvWhWn8gWiAvUmncbvJYjeSzKVCud6A6mEH6UcKeqZ-VFT8Ov_rcij9-4hM4zSesaexltmM/s1600/escreva-bem-nas-redes-sociais.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPvqwEcfgkJPP2xN26rOHMlB5uVkT01bdpWp7kbkvXB_zQ1sJJYkYSnsMiCIEMUrBFa1ZQHvWhWn8gWiAvUmncbvJYjeSzKVCud6A6mEH6UcKeqZ-VFT8Ov_rcij9-4hM4zSesaexltmM/s72-c/escreva-bem-nas-redes-sociais.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2013/01/escreva-bem-nas-redes-sociais.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2013/01/escreva-bem-nas-redes-sociais.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar